DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

sábado, 31 de março de 2012

CONDIR SUL SE REÚNE A PARTIR DE HOJE EM IÇARA-SC


O
 Conselho Diretor Regional Sul do Movimento Familiar Cristão (CONDIR SUL) estará reunido a partir deste sábado (31) na Cidade de Içara – Santa Catarina para mais uma reunião ordinária da Gestão 2010/2013.

O Conselho composto dos coordenadores estaduais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se reunirá para avaliar o desempenho do MFC, estabelecer metas e trocar informações referentes às atividades mefecistas no âmbito regional para que possa haver sucesso nas metas planejadas.

O Movimento Familiar Cristão de Içara - SC promoverá toda infraestrutura necessária para receber os participantes do CONDIR-SUL.

sexta-feira, 30 de março de 2012

MFC MACEIÓ REALIZA VIA SACRA NO RANCHO PÉ DE PINHÃO


O
 Movimento Familiar Cristão de Maceió - Alagoas realiza no sábado, dia 31 de março, a partir das 17 horas, no Rancho Pé de Pinhão em Marechal Deodoro (veja no mapa como chegar), a Encenação da VIA SACRA com o momento do Lava Pés; Visita às Estações com Encenação Teatral; Santa Missa e Jantar Medieval.

As luzes do Rancho serão apagadas para a encenação da VIA SACRA, traduzindo a caminhada de Cristo até ao Calvário. O evento será iniciado com o momento do Lava Pés no gramado do Rancho Pé de Pinhão, com todos sentados, luzes serão acessas na cor verde apenas nas popas das arvores. Neste ato, um casal mefecista lavará, enxugará e beijará os pés de doze mefecistas, relembrando o ato de Jesus com os Apóstolos. Após o ato do Lava Pés, serão distribuídas tochas e mantos para iniciar a VIA SACRA.

Os mefecistas percorrerão com muita fé, devoção e emoção as estações, relembrando a caminhada de Jesus carregando a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo.

Durante a VIA SACRA, o Grupo de Teatro do Projovem de Limoeiro de Anadia, dirigidos pelo Professor Everaldo, caracterizados com vestes da época de Jesus Cristo, abrilhantarão o evento, participando de todos os atos e finalizando com a encenação artística da ressurreição de Jesus Cristo.

Após a VIA SACRA haverá a Celebração Eucarística e finalizando o evento, será servido aos presentes um JANTAR MEDIEVAL, em mesas rústicas (sopa nas cumbucas de barro, pão caseiro, coxa de galinha e vinho).

PROGRAMAÇÃO


17h00min - Os casais do Grupo Ágape e o casal vice-coordenador – Rainey e Anamaria, estarão a partir das 17 horas recepcionando os mefecistas, seus familiares e amigos que participarão da VIA SACRA DO MFC MACEIÓ.

17h30min – O momento do Lava Pés terá inicio às 17h30min e terá a organização do casal Fernando e Luciana Fon.

18h00min - A VIA SACRA terá inicio às 18 horas com a passagem nas Estações, meditando, orando e encenação teatral, organizados pelos casais Fernando e Luciana Fon e Vamberto e Marly.

19h00min - A Santa Missa está prevista para acontecer às 19 horas e terá a organização litúrgica do casal Fernando e Luciana Fon e na parte musical o Grupo de Canto Santa Cecília.

20h00min - Às 20 horas, logo após a Santa Missa, será servido o JANTAR MEDIEVAL, preparado e servido pelos casais do Grupo Superação e com a participação dos casais Neto e Rita, Ailson e Simone, João e Paty Cassella, Tião e Suely e a mefecista Penha de Jorge.

A ECCi – Equipe de Coordenação de Cidade do Movimento Familiar Cristão de Maceió convida todos os mefecistas, seus familiares e amigos para participarem desta frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus.

quinta-feira, 29 de março de 2012

CORREIO MFC BRASIL Nº 282



A CHANTAGEM INDECOROSA
HELIO AMORIM – MFC/RJ
  
Um conhecido senador desafiou a presidente da República, por todos os canais de TV: “ou devolve para o meu partido o nosso ministério, ou os oito senadores da bancada passam para a oposição ao governo”.


O
 senador não ficou rubro de vergonha nessa indecente chantagem. Ao contrário, exibia a clássica pose de defensor do povo brasileiro ao exigir a devolução para o partido do feudo que se transformou no que há de menos higiênico na política brasileira ao longo de uma década de corrupção.

Denúncias e crimes financeiros comprovados derrubaram o ministro do partido e toda a cúpula dos órgãos do ministério, com dezenas de demissões por ordem da presidente.

Pouco antes do desmoronamento da quadrilha, um deputado do partido que coordenava a arrecadação ainda convocou as empresas contratadas no âmbito do ministério para afirmar para aquela plateia bondosa, que contava com sua tradicional “generosidade”, fixada por modesto percentual sobre o seu faturamento, condição para uma garantida troca de bondades.

É claro que quem paga exige esse óbvio retorno, gerando o clássico superfaturamento de obras, prática usual nessa cumplicidade criminosa. Mas quem paga de fato essa gigantesca propina é você, caro leitor.

O escândalo maior, após o desmantelamento dessa quadrilha, chega agora com o desafio do senador milionário à presidente. Os oito honestos senadores do partido irão para a oposição se não lhes devolverem o ministério para a recomposição da máfia desarticulada.

Não é por discordância com a política, os programas estratégicos, as prioridades ou o plano de governo, que eles apoiam e continuarão apoiando se lhes devolverem a chave do tesouro.

É incrível esses senhores não perceberem a desonestidade explícita dessa chantagem política indecorosa capaz de corar o mais insensível chefe de quadrilha de traficantes ou produtor de pornografia.

quarta-feira, 28 de março de 2012

SÁBADO TEM ARROZ CARRETEIRO NO MFC PARANAVAÍ-PR


O
 Movimento Familiar Cristão de Paranavaí – Paraná promove no próximo sábado, a partir das 20h30min, na Chácara Maria Mãe da Igreja, o tradicional ARROZ CARRETEIRO para mefecistas, familiares e amigos.

Os convites individuais já estão sendo vendidos ao preço unitário de R$ 15,00 (quinze reais) e poderá se adquirido nos seguintes pontos de vendas: Secretaria da Catedral de Paranavaí: 3423-7555; Secretaria da Paróquia São Sebastião: 3421-8200; Realize Caixa, com Jesus: 3045-7777; AABB, com Luciana: 3423-1161; Ótica Tada, com Jonilson: 3423-3316; Neisan (Nei): 3446-7910; Bosh (Pedro): 3423-7099; com o casal coordenador Vera e Milton: 3423-5199.

O MFC PARANAVAÍ é responsável pelo Encontro de Noivos e pela Legitimação de Casamentos na Paróquia São Sebastião e em outras Paróquias da Cidade, onde participa ativamente das atividades paroquiais em parceria com a Pastoral da Família.

Atualmente o MFC PARANAVAÍ têm na coordenação da ECCi o casal Milton e Vera, funciona com 8 Grupos Base e possui 68 membros ativos.

terça-feira, 27 de março de 2012

MFC CURITIBA REÚNE COORDENADORES E MEMBROS PARA UM CAFÉ DA MANHÃ DE FORMAÇÃO

Mefecistas participaram do CAFÉ DA MANHÃ DE FORMAÇÃO

A
 ECCi – Equipe de Coordenação de Cidade do Movimento Familiar Cristão de Curitiba – Paraná reuniu  no domingo (11), coordenadores e membros das suas Equipes-Base para um CAFÉ DA MANHÃ DE FORMAÇÃO, o primeiro de 2012, no Santuário Nossa Senhora da Sallete.

Após a partilha de um delicioso café, aconteceu uma divertida dinâmica com os presentes divididos em grupos de 7 a 8 pessoas. Em torno de uma mesa como o mesmo número de bombons, os participantes teriam que ficar com os braços abertos, pegar um bombom da mesa, abrir e come-lo, sem dobrar os braços (cotovelos). Como fazer?

Iniciando o trabalho de formação, foi perguntado, além da família com quem podemos contar nos momentos de aflição, de necessidade... Com os amigos/família MFC.

Todo o trabalho de formação foi direcionado para mostrar aos mefecistas participantes que o MFC tem um Estatuto que deve ser seguido. E outra importante literatura: EIS O MFC, que mostra, direciona, é a ação e o que podemos fazer como mefecistas.

Durante o CAFÉ DA MANHÃ DE FORMAÇÃO falou-se do artigo 10 do Regimento Interno do MFC:

DAS EQUIPES-BASE
Art. 10. A unidade funcional do MFC é a Equipe-Base, conjunto de pessoas que unem seus esforços de forma coordenada para alcançar os objetivos do MFC, buscando tornar-se uma comunidade aberta, fraterna e solidária, num clima de crescimento e conversão pessoal e grupal, em que todos propiciam e desfrutam.


Falou-se também que as reuniões das Equipes Base é a forma de alimentar e dar força aos seus integrantes:

Parágrafo 10º. Compete ao(s) coordenador(es) da(s) equipe(s)-base, com a colaboração e participação efetiva de todos os integrantes da equipe:

a) – Estimular para que cada integrante e a equipe-base se tornem uma comunidade fraterna e solidária;

b) – Coordenar a reunião e estimular as atividades de equipe, para que se tornem atraentes, participativas, agradáveis e produtivas de acordo com seus objetivos e metas propostas;

c) – Estimular a frequência e assiduidade dos seus integrantes;

d) – Estimular os demais integrantes a preparem o temário e os assuntos da reunião, para possibilitar uma participação efetiva e eficiente de todos, e resultados concretos quanto aos objetivos propostos;

e) – Comparecer às reuniões em que for convocado pelas equipes coordenadoras do MFC, em qualquer nível, informando e relatando a sua equipe-base sobre os assuntos, decisões e comunicações resultantes dessas reuniões;

f) – Manter a equipe-base interessada pelo desenvolvimento de lideranças e pela formação das pessoas associadas ao MFC;

g) – Motivar os integrantes da equipe-base quanto à necessidade e compromisso de participação para a manutenção financeira do MFC;

h) – Estimular a iniciativa, a participação e a criatividade dos integrantes da equipe-base, visando seu crescimento na equipe, a formação grupal e a participação comunitária;

i) – Prestar contas mensalmente ao tesoureiro da ECCi, referente à contribuição financeira de sua equipe-base;

j) – Encaminhar à ECCi, o cadastro dos novos associados, na forma do parágrafo 1º do art. 10;

k) – Encaminhar a ECCi relação dos desfiliados, de acordo com art. 6º do Estatuto.

A ECCi informou aos coordenadores e membros que, se o casal anfitrião  tiver dificuldade em promover a reunião de Equipe-Base por falta de material, tema, etc., poderá contatar com Antonio Carlos e Ângela (Equipe de Nucleação), que ajudará a solucionar o problema, fornecendo o material necessário para que a reunião seja realizada.

A Pertença também foi discutida, principalmente como ela é utilizada e na questão do comprometimento para com a participação nas reuniões das Equipes-Base.

Foram propostas as Equipes-Base, que divulguem com antecedência o tema que será abortado na reunião, pois assim, todos comparecerão com uma ideia já formada sobre o assunto/tema. Todas as reuniões devem ser informadas ao Colegiado, como já fora informado anteriormente.

Vários participantes se manifestaram sobre os pontos fortes e fracos em suas Equipes-Base e, alguns desabafos pessoais foram realizados, como o de Oly que emocionou a todos.

Após encerrarem-se os comentários, o Colegiado se colocou a disposição para esclarecimentos e auxilio as Equipes-Base no que for necessário.

segunda-feira, 26 de março de 2012

MFC RIO GRANDE-RS COMEMORA BODAS DE PRATA DO CASAL COORDENADOR

Elenilton e Mari, coordenadores da ECCi Rio Grande-RS

O
 Movimento Familiar Cristão da Cidade do Rio Grande – Rio Grande do Sul comemorou com uma Missa Solene, na sexta-feira, 16, as BODAS DE PRATA do casal coordenador da Equipe de Coordenação da Cidade, ELENILTON & MARI.

A Santa Missa em Ação de Graças aconteceu as 19 horas na Igreja da Comunidade São Vicente de Paula, onde o casal é engajado e participam da Equipe de Folclore que anima as Celebrações Eucarísticas.

A Missa teve a participação de um número expressivo de mefecistas, familiares e amigos. O folclore do MFC fez uma bonita homenagem, emocionando a todos. As duas filhas do casal participaram da Liturgia, tocando violão e cantando, num momento de muita oração, fé e emoção.

Elenilton & Mari são pessoas bastante queridas pelos familiares, amigos e mefecistas. São muitos atenciosos e dedicados ao Movimento Familiar Cristão.

A família mefecista pede que Deus os proteja e que continuem trabalhando com alegria e dedicação pelas famílias, atualmente tão fragilizadas.

Após a celebração da Santa Missa, o casal recepcionou os presentes para uma confraternização.

Com informações de Norma Quadrado (Comunicação Estadual MFC/RS)

domingo, 25 de março de 2012

LITURGIA DO 5º DOMINGO DA QUARESMA - 25/03/2012



   .
“QUEREMOS VER JESUS!”
O Senhor Jesus nos revela que sua glória passa pela experiência do grão de trigo que cai na terra para produzir e dar vida a todos os povos. A Campanha da Fraternidade deste ano, pedindo “Que a saúde se difunda sobre a terra”, nos ajuda a viver concretamente a experiência da Páscoa de Jesus na vida de nossas comunidades. Ela mantém e fortalece o espírito quaresmal, na busca da vida plena para todos.

5º DOMINGO DA QUARESMA
1ª Leitura: Jr 31,31-34
Salmo Responsório:  50
2ª Leitura: Hb 5,7-9
Evangelho: Jo 12,20-33

EVANGELHO
JOÃO 12,20-33

Naquele tempo, 20havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa.

21Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus”.

22Filipe combinou com André, e os dois foram falar com Jesus.
23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto.

25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna.

26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.

27Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28Pai, glorifica o teu nome!” Então veio uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e glorificarei de novo!”

29A multidão, que aí estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: “Foi um anjo que falou com ele”.

30Jesus respondeu e disse: “Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”.

33Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer”.

— Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

HOMILIA
Dom Henrique Soares da Costa
Bispo Auxiliar de Aracaju - Sergipe

“Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz fruto.”

Concentremos, neste domingo, todo o nosso olhar no Senhor nosso, Jesus Cristo, e na sua missão salvadora. Para isto, comecemos pelo belíssimo evangelho deste hoje. Contemplemos o Senhor! Contemplemo-lo com os olhos, contemplemo-lo com a fé, contemplemo-lo com o coração!

Jesus estava no interior do templo de Jerusalém, no pátio interno, chamado Pátio de Israel. Ali, nenhum pagão podia entrar, sob pena de morte. Pois bem, dois gregos, dois pagãos, aproximaram-se de Filipe, que certamente estava na parte mais externa, no chamado Pátio dos Gentios, até onde qualquer pessoa podia chegar. Dois gentios, que procuravam com fervor o Deus de Israel, tanto que “tinham subido a Jerusalém para adorar durante a festa”. Com humildade, eles pedem: “Gostaríamos de ver Jesus!” Eles não podiam entrar no Templo, não poderiam ver Jesus, a não ser que este saísse e viesse aonde eles estavam. Filipe, então, foi a Jesus e lhe relatou o pedido dos gregos. Jesus, então, afirmou, de modo misterioso: “Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado!” Que mistério, caríssimos: para que os pagãos vejam Jesus, isto é, para que o contemplem com os olhos da fé, para que nele creiam e nele tenham a vida, é necessário que Jesus seja glorificado pela cruz e pela ressurreição! É necessário que Jesus, grão de trigo, que se faz Eucaristia, morra e dê fruto – e este fruto é toda a humanidade, judeus e gentios que nele acreditarão e nele terão a vida eterna: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz fruto”.
Jesus entregará ao Pai a sua vida, para frutificar em salvação para nós, para que possamos vê-lo, contemplá-lo e experimentá-lo como nossa Luz e nossa Vida!

Mas, não foi fácil a sua missão! A vida de Nosso Senhor foi toda ela uma entrega de amor, que culminou com a entrega mais absoluta na cruz. E isso custou! Como não nos impressionar com as misteriosas palavras da Epístola aos Hebreus? “Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem!” Que mistério tão grande, tão adorável! O Filho foi se consumindo durante toda a vida, fazendo-se, por nós, obediente ao Pai, até a morte e morte de cruz. O Filho amado, durante toda a sua existência humana foi, humildemente, buscando a vontade do Pai e a ela se entregando, mesmo quando foi percebendo que a vontade do Pai querido apontava para a cruz! Assim, tornou-se causa de salvação para todos nós, para os judeus e para os pagãos! Quanto tudo isso custou: “Agora sinto-me angustiado. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora?’ Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!” Em Cristo, caríssimos, vai cumprir-se a promessa que o Senhor fizera pelo Profeta Jeremias: “Eis que virão dias em que concluirei com a casa de Israel e a casa de Judá uma nova aliança: imprimirei minha lei em suas entranhas e hei de inscrevê-la em seu coração. Todos me reconhecerão, pois perdoarei sua maldade e não mais lembrarei o seu pecado”. Eis, irmãos e irmãs: é na morte de Cristo que judeus e gentios entrarão para a nova e eterna Aliança no sangue do Senhor! Quanto somos valiosos, quanto custamos em dores e sacrifício, em doação e trabalhos ao Senhor! Quanto deveríamos amar àquele que nos amou até a morte e morte de cruz! Por isso mesmo São Pedro exclamará: “Sabeis que não foi com coisas perecíveis, com prata ou com ouro, que fostes resgatados da vida fútil que herdastes dos vossos pais, mas pelo sangue precioso de Cristo” (1Pd. 1,18).

E, no entanto, caríssimos em Cristo, é a cruz do Senhor, é seu sacrifício amoroso ao Pai por nós, o critério do julgamento do mundo. Como dizia Bento XVI, não são os grandes, os crucificadores, que salvam, mas o pobre e impotente Crucificado: “É agora o julgamento deste mundo. Agora o Chefe deste mundo vai ser expulso, e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim”. Compreendem, meus caros, o que o Senhor está dizendo? Sua cruz é o critério do julgamento do mundo: tudo aquilo que não couber na cruz, tudo aquilo que fugir da lógica da cruz, é lixo, é palha para ser queimada! É o amor manifestado e derramado na cruz que vence satanás, que vence o pecado, que vence a morte e nos dá a vida plena. Não é a força, o sucesso, as razões humanas, o prestígio que salvam! Eis a loucura de Deus: é Cristo elevado na cruz quem libertará os gregos que estavam do lado de fora, sem poder entrar no povo da antiga aliança. Cristo morrerá por eles, por nós, para que todos, atraídos a ele, formemos um novo povo, a Igreja, povo da Nova e Eterna Aliança, selada no sacrifico do Senhor, neste mesmo Sacrifício Eucarístico que agora estamos celebrando nos ritos da sagrada liturgia! Quanta bondade, quanta misericórdia! Que dom tão grande recebemos do Senhor! Na cruz, de braços abertos, o Salvador nosso une judeus e pagãos num só povo, o novo Povo, a Igreja, sua amada esposa una, santa, católica e apostólica!

É este, caríssimos, o mistério que a Palavra do Senhor nos convida a contemplar neste último Domingo antes do início da Grande Semana. Mas, do alto da contemplação, o Senhor nos surpreende com um convite, um desafio, quase que uma ordem inesperada: “Se alguém me quer servir, siga-me, onde eu estou estará também o meu servo”. – Nós queremos, sim, te servir, Senhor nosso! Dá-nos a força de te seguir até onde estás: estás na cruz e estás na glória. Jamais chegaremos a esta sem passar por aquela, porque quem não ama a tua cruz não verá a tua luz, a luz da tua glória! Senhor, concede-nos, como fruto da santa Quaresma, um coração generoso para ir contigo, fazendo, como tu, a vontade do Pai na nossa vida! Senhor, dá-nos a graça de unirmo-nos mais intensamente a ti nestes benditos e santos dias que se aproximam, nos quais faremos memorial nos santos mistérios, da tua Paixão, Morte e Ressurreição, pelas quais fomos salvos e libertos! “Dai-nos caminhar com alegria na mesma caridade que te levou a entregar-te à morte no teu amor pelo mundo”. A ti a glória, ó Cristo Deus, hoje e para sempre!

ORAÇÃO
Dai-nos, ó Pai, um coração puro e pleno de paz, para que se instaure nele a paz que supera toda a violência, fruto do pecado e da morte.  Amém!

Editado por MFC ALAGOAS

sábado, 24 de março de 2012

ENCENAÇÃO DA VIA SACRA MOVIMENTA MFC EM ALAGOAS


M
efecistas de Limoeiro de Anadia, Matriz de Camaragibe e Maceió, no Estado de Alagoas, viverão momentos de grande emoção com a encenação da VIA SACRA nos próximos dias 28 (Limoeiro de Anadia), 30 (Matriz de Camaragibe) e 31 (Maceió).

Em Limoeiro de Anadia a VIA SACRA acontecerá na quarta-feira, dia 28, a partir das 19 horas, partindo da entrada principal da Fazenda São Jorge, percorrendo dois quilômetros até o Povoado Terra Nova.

Em Matriz de Camaragibe a VIA SACRA acontecerá na sexta-feira, dia 30, no perímetro urbano da Cidade, com a participação da comunidade católica (divulgaremos a programação completa nos próximos dias).

A VIA SACRA do MFC MACEIÓ acontecerá no Rancho Pé de Pinhão, em Marechal Deodoro, com a seguinte programação:

17h00min – Recepção dos Mefecista, Familiares e Amigos;
17h30min - Momento do Lava Pés;
18h00min - Via Sacra, visita às estações e teatro;
19h00min – Missa;
20h00min - Jantar Medieval.

A apresentação da VIA SACRA, TEATRO e JANTAR MEDIEVAL serão gratuitos para os mefecistas, familiares e amigos.

sexta-feira, 23 de março de 2012

QUALIDADE DE VIDA & VELOCIDADE DA VIDA

QUALIDADE DE VIDA & VELOCIDADE DA VIDA
*Ermi Ferrari – Consultor Senior

R
ecebi um e-mail que me deixou muito pensativo e resolvi fazer esse artigo. Gostaria de iniciar com uma pequena reflexão sobre o Universo em que vivemos, cheio de números estratosféricos e que me deixa bastante questionado. Estamos viajando dento do Universo, num planeta que tem 6.000 km de raio e está girando em sua própria orbita e ao redor do Sol a uma velocidade de 1674 km/h até completar um giro em volta de si mesmo em 24h e, nessa mesma orbita, está girando a uma velocidade de 107.000 km/h até completar um giro em torno do Sol em 365 dias. Como sabemos esse Universo é extremamente inóspito e nunca foram encontrados seres vivos fora do nosso planeta.

Adicionalmente em nosso Planeta existe muita agua, terra fértil, riquezas minerais, petróleo, sal, oceanos, neve, montanhas, vales, fauna, flora etc, e 6 bilhões de seres humanos  vivendo em harmonia com a natureza num película superficial minúscula, tal qual a casca de um ovo, incluindo a sua fragilidade. Esse “ovo” figurado é constituído na sua quase totalidade de magmas em ebulição e a altíssima temperatura do centro da terra até essa minúscula película que é a superfície onde vivemos.

A nossa vida está, portanto dependendo dessa situação que não é nada confortável e segura para quem vive nesse planeta. A velocidade que o nosso planeta está andando e absurdamente assustadora e é justamente essa velocidade que mantem a vida no nosso Planeta em um ambiente tão inóspito.

A pergunta é. Porque então temos que correr tanto para conseguir e TER coisas para deixar nesse planeta tão frágil e efervescente na sua essência?

Encontro à resposta na natureza do ser humano que se acostumou nesses últimos 10.000 anos a conviver e viver nesse Planeta tão inóspito e ao mesmo tempo tão generoso e que nunca deixou de fornecer para todo o Planeta as condições necessárias para a sua sobrevivência, num equilíbrio perfeito e só explicável pela certeza da existência de DEUS.

Nos últimos tempos, alguns seres humanos na busca desesperado do TER, (acho que isso não faz parte da natureza Humana) tem buscado acumular muito mais do que o planeta pode dar igualmente para todos os seres vivos do planeta. Se o planeta é de todos, certamente quando alguns acumulam exageradamente tiram o direito que era de outro. Vemos ai a abastança em pontos e a miséria em outros pontos.

Nessa busca e velocidade, alguns seres humanos têm deixado de lado o prazer de viver, de ser e de se relacionar com tudo e todos que estão no planeta e de buscar uma vida com mais simplicidade, espiritualidade e repleta de alegria, onde a harmonia entre todos os seres do planeta possa ser reconhecidos e transformados em uma única e real integração planetária.

Somos responsáveis, em parte, pelo equilíbrio do planeta e não podemos contribuir para que o desequilíbrio venha acontecer e precipitar a nossa saída dessa nossa orbita.

Precisamos nos sentir responsáveis e dessa forma iremos encontrar a Qualidade de Vida que tanto buscamos e deixar que a Velocidade, que já faz parte da essência do nosso planeta, seja administrada pelo poder de DEUS que mantem nosso planeta vivo e em alta velocidade  em sua orbita totalmente harmônica com os outros objetos existentes no Universo e que esse equilíbrio seja constante e perene, pois qualquer desequilíbrio pode, antecipadamente, nos levar ao pó de onde viemos.

Qualidade de vida é ser, viver e sonhar com um planeta muito melhor, mais simples, harmonioso e sem velocidade de vida.

*Pós-graduado em Química Analítico–UFBa; MBA em Marketing - FGV; Lead Assessor "Registered Assessor Training Course" - P-E Batalas-UK e BVQI; Consultor com ampla experiência nas normas ISO-9001 - 2008 e ISO-14.001, OHSAS 18.001, SASSMAQ; Instrutor de cursos de formação de Auditores Internos da Qualidade e Ambienta e SSMA. Membro do MFC Maceió(AL).

quinta-feira, 22 de março de 2012

MFC BAHIA ESCOLHE NOVA ECE EM 20 DE MAIO


A
 Equipe de Coordenação Estadual do Movimento Familiar Cristão na Bahia definiu o domingo, 20 de maio de 2012 para realizar em todas as cidades onde MFC tenha membros cadastrados, a ELEIÇÃO para a Coordenação Administrativa e Conselho Fiscal do MFC do Estado da Bahia, para a Gestão 2012/2015.

Participarão do pleito eleitoral todos os membros em pleno gozo de seus direitos estatutários, votando das 8 às 17 horas, na Sede local do MFC ou em local definido pela ECCi.

A ECE-BA enviou a todos os coordenadores de ECCi, via correio eletrônico, o Edital 01/2012 e seus anexos, que rege todo processo eleitoral.

Os atuais coordenadores estaduais são Alexsandra e Joel, da ECCi de Porto Seguro.

quarta-feira, 21 de março de 2012

CÂNCER DA MAMA É TEMA DE PAINEL DO MFC JUIZ DE FORA-MG


O
 Movimento Familiar Cristão de Juiz de Fora – Minas Gerais promoveu na segunda-feira, 19, um painel sobre CÂNCER DE MAMA, às 19h30min, no Salão Paroquial da Igreja do Rosário, na Rua Santos Dumont, 215, bairro Granbery.

O evento aberto à comunidade em geral, contou com a parceria do Instituto da Família de Juiz de Fora e Casa de Passagem Bethânia como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher.

O objetivo principal do painel sobre o CÂNCER DE MAMA foi de esclarecer a população às ameaças que atinge a um número cada vez maior de mulheres e, até mesmo, homens.

A psicóloga Andréa Espíndola abortou os aspectos psicossociais da doença, enquanto o mastologista Vicente Vidal mostrou o comportamento do nódulo mamário.

terça-feira, 20 de março de 2012

O SENTIDO DA PERTENÇA


H
oje, faremos uma reflexão sobre uma identidade (característica), que é muito discutida, e às vezes torna-se polêmica e em alguns momentos é mal compreendida e interpretada: A CONTRIBUIÇÃO FINANCEIRA. Este artigo deve ser entendido como um momento de estudo, aprofundamento, conhecimento e não de cobrança, se algum atraso houver. Acreditamos que após este artigo, com os seus esclarecimentos, muita coisa há de mudar.

Considerando que o Movimento Familiar Cristão é uma Entidade sem fins lucrativos, é muito tolerável e necessário compreender que a sua manutenção seja realizada pelos seus próprios membros. Permita-nos, chamá-la de PERTENÇA.

Vamos fazer uma pausa para estas reflexões:

- O QUE O MFC REPRESENTA PARA MIM?
- QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA MINHA FAMÍLIA?
- COMO ERA MINHA VIDA ANTES DE CONHECER E PARTICIPAR DO MFC, E COMO É AGORA?
- O QUE MUDOU?

Muito bem, após este momento de reflexão acerca de nossa visão sobre o MFC - MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, e o que ele representa para cada um de nós, podemos afirmar que tudo o que dissemos traduz-se ao que chamamos de SENTIDO DA PERTENÇA. A melhor definição para o sentido da pertença é: pertença são os benefícios que recebemos de tudo quanto o MFC realiza.

O sentido da pertença é descobrirmos que participamos deste movimento e temos consciência do que ele representa para nós.

Muitos nunca avaliaram antes, tudo o quanto, a sua participação neste movimento lhe oferece como pessoa; ao seu matrimônio; como casais; aos seus filhos, como pais; a todos os seus como família.

Participar de um movimento como o nosso, é uma graça. Uma Graça Divina. Porém toda graça para se tornar efetiva, isto é, para ficar, exige ação. A ação da graça mefecista é trabalhar sempre para que a família seja valorizada, para que seja capaz de, dignamente, ter e educar os seus filhos, viverem em harmonia, para que sejamos todos, fermento, e pelo nosso trabalho aconteça à evangelização e a humanização das pessoas, e que estas ações transformem a sociedade.

Portanto, para que o MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, em todos os seus níveis de atuação (CIDADE, ESTADO, REGIONAL, NACIONAL), possa caminhar, é necessário dinheiro. Alias hoje, mais do que nunca, o mundo globalizado, exige que para toda e qualquer ação, por mínima que seja, é preciso dinheiro. Infelizmente não tem como ser diferente.

Nenhum economista, por mais inteligente que seja ainda não apresentou nenhuma fórmula, que faça o HOMEM viver, progredir, e tornar possíveis suas realizações, se não tiver suporte financeiro para isso. Também é assim no MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO. Sem dinheiro, não podemos fazer a nossa mensagem chegar a outros lugares. Sem dinheiro não concretizamos o objetivo do MFC “que é a humanização, a evangelização, a promoção, a assistência social e a educação da família, capacitando-a para o desenvolvimento dos valores humanos e cristãos para que possa cumprir a sua missão de formadora de pessoas, educadora na fé e promotora do bem comum”.

COM TODA A SINCERIDADE CRISTÃ, É POSSÍVEL, SEM DINHEIRO REALIZAR ESTAS TAREFAS, E CONCRETIZAR NOSSOS OBJETIVOS?

A esta altura você deve estar se perguntando: mas com quanto devo contribuir, para que o MFC possa tornar possível os seus objetivos? A contribuição varia de cidade para cidade, mas a maioria das cidades vem recebendo o valor de R$ 10,00 (dez reais) a R$ 20,00 (vinte reais) por casal. É bom que se diga, há muito tempo, a inflação já corroeu muito esse valor. Portanto, percebemos que o valor de contribuição, não é exagero.

O dinheiro arrecadado com a contribuição dos mefecistas na cidade é totalmente utilizado em prol do movimento. Do valor de contribuição, de cada R$ 1,00 recebido como contribuição, R$ 0,50 fica com a Equipe Cidade, R$ 0,25 vão para a Coordenação Estadual, R$ 0,125 vão para a Coordenação Regional (CONDIR) e R$ 0,125 vão para a Coordenação Nacional (CONDIN).

Depois de conhecer como é feita a divisão do dinheiro de contribuição, podemos destacar algumas das principais necessidades, para o bom andamento do MFC, onde e como este dinheiro é utilizado:

- VIAGENS: todas as despesas com viagens que os mefecistas realizam, são pagas pelo caixa do MFC, correspondente ao seu coordenador. Assim as cidades pagam a de seus coordenadores, o estado dos seus, e assim sucessivamente. Porém o CONDIR (Conselho Diretor Regional) e o CONDIN (Conselho Diretor Nacional), quando viajam, têm suas despesas sempre com valores altos, isto devido às distâncias, quase sempre necessitando de viagens aéreas.

- FORMAÇÃO: A formação é uma das grandes preocupações do MFC, e hoje meta do próximo triênio. A formação é o principal fazer do MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, pois o MFC é mais de formação que de ação, isto é, está mais para preparar o mefecista, porque depois de evangelizado e formado, é natural que ele se engaje para o trabalho. Muito bem, mas a formação sempre que é desenvolvida gera custos, seja impressão ou cópias de material, viagem dos agentes formadores, e outros materiais que sempre são necessários.

- EVENTOS: O MFC realiza vários eventos durante o ano. Muitos desses eventos necessitam de suporte financeiro para as mais diversas necessidades.

- SOCIAL: O MFC em muitas cidades desempenha um trabalho visando o bem estar das pessoas mais necessitadas, seja com alimentos, roupas, medicamentos, e até mesmo material escolar.

- SEDE: O MFC para manter suas Sedes tem despesas mensais com telefonia, internet, energia, água, limpeza e conservação, vigilância, funcionários, etc.

Depois do que tudo que foi dito, acreditamos, estamos mais preparados e conscientes para compreender que o MFC, para continuar levando sua mensagem, para continuar seu desenvolvimento e crescimento, é fundamental que tenha um suporte financeiro. Sabemos que nas cidades esse suporte é composto pelos eventos que são realizados, somados à contribuição de seus membros, mas quando saímos da esfera das cidades, a ECE (Equipe de Coordenação Estadual), o CONDIR (Conselho Diretor Regional) e o CONDIN (Conselho Diretor Nacional), dependem única e exclusivamente dos valores repassados pelas cidades, valores estes que devem corresponder a 50% (cinquenta por cento) de cada membro que contribuiu. Portanto, caro amigo mefecista, a sua contribuição é que sustenta o MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO. A caminhada deste movimento, suas iniciativas, seus compromissos, seus investimentos, suas ações, D-E-P-E-N-D-E-M de sua consciência em contribuir mensalmente com o valor que está estipulado pela coordenação de sua cidade.

É necessário e providencial neste momento acerca do SENTIDO DA PERTENÇA, em que estamos aprofundando nosso conhecimento, e tirando nossas dúvidas sobre a contribuição financeira, ressaltarmos que no momento atual o MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO vive uma situação “anêmica” em relação à contribuição financeira de seus membros, pois a maioria das Equipes-Base não está mantendo em dia os seus compromissos.

Sempre que um mefecista, que esquece ou atrasa a contribuição, esta esquecendo e atrasando a EVANGELIZAÇÃO, A PROMOÇÃO, A FORMAÇÃO, A EDUCAÇÃO E A HUMANIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS.

Acreditamos que este assunto ainda não está esgotado, porém, vai contribuir para despertar nossa consciência a respeito desta responsabilidade que temos com o nosso Movimento, certos de que este nosso gesto possibilitará que outras pessoas e outras famílias possam também conhecer, e receberem todo o benefício que o MFC nos proporciona.

Para encerrar essa reflexão sobre o SENTIDO DA PERTENÇA, vamos com muita humildade, fazer uma reflexão:

COMO ESTÁ A CONTRIBUIÇÃO DE NOSSA EQUIPE-BASE?
ESTAMOS EM DIA?

Caso a resposta seja negativa, permita-nos propor um gesto concreto: um esforço de todos de nossa equipe para atualizarmos o nosso compromisso, e quem sabe até, um gesto de mefecistas conscientes: melhorar o seu valor.