DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

terça-feira, 16 de outubro de 2012

PORQUE FAZER CURSO DE NOIVOS?



Marcos Cézar Simão
MFC PORTO ALEGRE - RS

Q
uando os namorados ou noivos decidem se casar na igreja, faz-se necessário uma série de providências a fim de que tudo ocorra o mais perfeito possível, e que o imprevisto fique longe desse dia, pois o que se deseja e que esse momento seja um dos maiores e melhores da vida do casal. Logo, é aconselhável que se faça um check-list de tudo o que é preciso para que os prazos nunca fiquem demasiadamente "apertados".

Data, local, filmagem, fotógrafo, decoração, buffet, dj, cerimonialista, lembrancinhas, convites, vestido da noiva, terno do noivo, lua de mel, curso de noivos... Ôpa! Curso de Noivos? Porque se precisa de um "curso" de noivos para casar na igreja?

Bom, para começo de conversa, o termo "curso de noivos" está um tanto ultrapassado. Nos últimos tempos, essa obrigatoriedade da igreja passou a se chamar ENCONTRO DE NOIVOS. Além do nome, o seu formato também mudou! Nos moldes atuais, normalmente os encontros tem a participação de casais voluntários, cuja função é a de coordenar os noivos e namorados e desenvolver diversos assuntos relacionados ao casamento. Assuntos do tipo: Como enfrentar as mudanças relativas ao casamento?

Relacionamento a dois, relacionamento com os sogros, sexualidade, planejamento financeiro, filhos, amigos de solteiro, novos amigos, fidelidade, fé cristã, participação do casal na sociedade... Tudo isso e muito mais são tratados de maneira participativa e aberta, onde todos contribuem para o crescimento do grupo e dos indivíduos.

O objetivo dos encontros é proporcionar aos noivos um momento de reflexão quanto às dificuldades de se manter um casamento saudável e duradouro nos dias atuais, onde aparecem diversas variáveis que podem significar o fim do relacionamento e consequentemente do casamento.

Porque fazer o ENCONTRO DE NOIVOS no Movimento Familiar Cristão (MFC)? Nossa pretensão é fazer desses dias ou noites obrigatórias, momentos agradáveis de descontração e seriedade dos assuntos relacionados ao casamento. Nosso objetivo não é somente fornecer o certificado para o casamento na igreja. Vocês logo irão perceber que não é um mero curso que vai falar de amor e convivência.

Pretendemos que o ENCONTRO vá mexer com suas estruturas e escolhas. Os casais voluntariados do MFC envolvidos nos encontros de noivos, participam de atividades que chamamos de "noites de formação", cuja finalidade é fornecer conhecimento e subsídios para que possam elaborar e coordenar uma metodologia participativa para os ENCONTROS DE NOIVOS.

Ouvimos muito o clichê: "a família é uma instituição falida". Não é verdade! Família é uma instituição firme, forte, que deve ser preservada de todos os males da sociedade moderna. A família, iniciada através do Sacramento do Matrimônio, é uma instituição abençoada por DEUS, e nada do que Ele faz desmorona. Os homens de má fé sim. Estes destroem os valores ensinados por Jesus.

Um comentário:

  1. Uma modificação que se impõe com urgência diz respeito ao novo perfil de noivos que, invariavelmente, decidem casar depois de anos de vida em comum e até com prole às vezes. Neste caso o encontro de noivos tem que enfatizar muito mais a questão da religiosidade, do significado e importância do sacramento do que de questões de modificações no cotidiano dos solteiros. Assim, é necessária é uma revisão urgente para evitar que o encontro de noivos se torne apenas uma formalidade para quem pretenda subir ao altar e jurar amor eterno diante de Deus.

    ResponderExcluir