DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MEFECISTA DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA-PR SOFRE ACIDENTE, MAS PASSA BEM.

Rosângela Diniz - MFC/PR

A mefecista Rosângela Diniz, esposa do tenente-coronel Airton Sérgio Diniz, membros do Movimento Familiar Cristão de Santo Antônio da Platina - Paraná se submeteu na segunda-feira, dia 28, a uma intervenção cirúrgica para retirar parte do osso da bacia para colocar na coluna. Rosângela passa bem e não corre perigo de morte.

Rosângela teve hemorragia interna enquanto era atendida no Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Santo Antônio da Platina após sofrer um acidente automobilístico no KM 53 da BR-153, quando uma carreta provocou acidente, em torno da meia-noite e 20 minutos do último dia 9, em Santo Antônio da Platina. O veículo onde estava Rosângela e Diniz (que sofreu apenas ferimentos leves) colidiu na lateral da carreta carregada de produtos químicos.

Ela teve hemorragia interna enquanto era atendida no Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Santo Antônio da Platina. Rosângela foi encaminhada numa UTI móvel para a Santa Casa de Jacarezinho. Ela teve fratura na coluna com compressão medular e foi avaliada por um neurocirurgião para intervenção cirúrgica. Em seguida, foi encaminhada para a Santa Casa de Londrina.

Diniz acompanha a esposa em Londrina e manifesta confiança. Ele agradece as orações feitas por familiares, amigos e integrantes do Movimento Familiar Cristão.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

MFC CAMPO GRANDE-MS PROMOVE ENCONTRO DE FORMAÇÃO

Membros da ECCi de Campo Grande-MS
O Movimento Familiar Cristão de Campo Grande – Mato Grosso do Sul promoveu no domingo, 20 de novembro, um ENCONTRO DE FORMAÇÃO, promessa da Equipe de Coordenação de Cidade de Campo Grande-MS.

Durante do ENCONTRO DE FORMAÇÃO foram abordados assuntos relacionados à “Missa Completa” e o “Estudo Bíblico”. A Missa passo a passo teve a explanação do casal Luiz e Luzia de Carvalho, com os participantes demonstrando graus altíssimos de aceitação e entusiasmo com a palestra proferida.

O tão esperado Estudo Bíblico foi desenvolvido e apresentado pelo casal Luiz Carlos e Lúcia Garcia, que elevou o nome de Deus as alturas e mostrando a importância de se conhecer a palavra de Deus. Os participantes mefecistas, embebecidos da Palavra, levaram para suas casas a certeza que Deus é Fiel.

“As metas do MFC são contagiantes, quando são preparadas com o amor que sentimos pelo nosso próximo. Por isso realizamos umas de nossas metas neste espelho da vida que reflete as igualdades”. Afirmou Luiz Carlos e Lúcia (MFC Campo Grande/MS).

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MEFECISTA DE PASSO FUNDO-RS É HOMENAGEADO COM A MEDALHA DO MÉRITO EMPREENDEDOR

Plínio Grazziotin

A Câmara de Vereadores de Passo Fundo - RS, em sessão solene, homenageou com a MEDALHA CACIQUE GUARAÉ – MÉRITO EMPREENDEDOR, a Plínio Grazziotin, membro do Movimento Familiar Cristão de Passo Fundo – Rio Grande do Sul, por seu destaque no empreendedorismo comercial. A escolha do nome de Plínio Grazziotin foi unânime. Uma justa homenagem do legislativo municipal.

Plínio Grazziotin nasceu em Flores da Cunha no dia 09 de agosto de 1928, filho de Valentin Grazziotin e Raquele Bordin. Em 1950 transferiu-se para Passo Fundo com três irmãos (Tranqüilo, João e Idalino), instalaram uma loja de atacado. O comércio prosperou ao ponto da pequena empresa familiar transformar-se no Grupo Grazziotin, com sete empresas atuando no varejo, agropecuária, shopping, financiadora e importadora. Por oito vezes consecutivas foi eleita como as Melhores Empresas em Gestão de Pessoas do Brasil, pela revista Valor Econômico.

Por 42 anos (1961 a 2003), Plínio Grazziotin foi presidente do Hospital São Vicente de Paulo. Neste período, além da criação da Faculdade de Medicina da UPF e inúmeros convênios assinados, Passo Fundo tornou-se o terceiro pólo de serviços médicos dos estados sulinos. Como gestor, seus méritos são imensuráveis.

É fundador e presidiu o Centro Social Santa Terezinha. Participou da direção da Assistência Social Diocesana Leão XIII, da Ordem Terceira Franciscana, do Movimento Familiar Cristão, do Coral Santa Terezinha, da Conferência Vicentina Santa Terezinha e do Conselho Central Diocesano da Sociedade São Vicente de Paulo.

Nunca abandonou os hábitos simples da tradição italiana. Frequenta várias canchas de bochas em seu lazer preferido. Participa, com outras lideranças, da Confraria do Taschetto (local onde amigos jogam bochas semanalmente).

domingo, 27 de novembro de 2011

LITURGIA DO 1º DOMINGO DO ADVENTO - 27/11/2011



"DEUS VEM COMO REDENTOR!"
O Advento é tempo de reavivar a esperança naquele que vem para nos salvar. Humildemente reconhecemos nossas transgressões e o absurdo de nossa indiferença. Mas Deus é grande, não desiste de nós! Sejamos “barro em suas mãos”. Como bom oleiro Ele fará de nós algo que seja agradável. Nossas boas serão então as maravilhas que o próprio Senhor realizará em nós.

1º DOMINGO DO ADVENTO
1ª Leitura: Isaias 63, 16b-17.19b; 64,2b-7
Salmo:  79
2ª Leitura: São Paulo aos Coríntios 1, 3-9
Evangelho: Marcos 13, 33-37
  
EVANGELHO – MARCOS 13, 33-37
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando. 35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”

Palavra da Salvação – Glória a vós, Senhor.

HOMILIA – Dom Henrique Soares da Costa
Este é o primeiro domingo do Advento, o tempo de quatro semanas que nos prepara para o Natal do Senhor. Tudo, na liturgia, nos ajudará nessa preparação, na espera, cheia de esperança: o roxo significa a vigilância de quem aguarda com ânsia de amor, a moderação das flores ajuda-nos a concentrar nossa atenção naquele que vem, o “Glória” não cantado prepara-nos para cantá-lo como novidade na Noite Santa do Natal. Os sentimentos do nosso coração devem ser a vigilância, a piedade humilde de Maria Virgem, de José, dos pastores, de Simeão, Zacarias e Isabel, o espírito de conversão anunciado por João Batista, o sonho de um mundo “cheio da sabedoria do Senhor como as águas enchem o mar” (Is. 11,9), como Isaías profetizou... Aproveitemos essas quatro semanas tão doces, que recordam a espera de Israel e da humanidade pelo Messias! Ele vem... vem vindo sempre! Celebraremos o mistério do seu Natal em Belém, recordando que ele vem a cada dia e virá na Glória no final dos tempos. Preparemo-nos para ele!

Nos textos bíblicos que a Igreja hoje nos propõe, o Senhor sonda as angústias, carências, pobrezas e saudades do coração humano e nos fala precisamente da esperança: ele é o Deus que vem ao encontro dos nossos anseios mais profundos, o Deus pronto para nos saciar... Mas também nos exorta a vigiar, a nos preparar para acolher o Dom esperado - e o Dom é o seu próprio Filho, que vem ser Emanuel - Deus-conosco. Aliás, é esta a miséria do mundo atual: busca a paz, procura a vida, tem sede de plenitude e felicidade, mas não busca naquele que é a saciedade do nosso coração e a salvação da nossa existência.

O homem tem sede e Deus, misericordiosamente envia-lhe a água, que é o Messias... e o nosso mundo não o reconhece; antes, renega-o! Vejamos se não é assim; vejamos se Deus não é todo doação para nós, e recordemos a palavra do Profeta: “Acontecerá nos últimos tempos que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas. A ele acorrerão todas as nações, para lá irão povos numerosos.. porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a Palavra do Senhor”. Eis: de Israel, Deus prepara uma salvação, uma luz, uma direção para toda a humanidade. O homem sozinho não encontra o caminho, por mais que teime em se julgar grande e auto-suficiente. No entanto, à nossa pobreza, o Senhor vem com uma promessa tão grande. E, se o coração da humanidade acolher a salvação que vem, a luz que brilha, então, encontrará a paz: “Ele há de julgar as nações e argüir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegaram em armas uns contra os outros em não mais travarão combate”. Eis a promessa de Deus: dá-nos a salvação; eis o sonho do Senhor: encontrar uma humanidade que acolha o Salvador, dele bebendo a paz! Se acolhermos o Messias que Deus nos envia, nele veremos a luz verdadeira e nossas guerras interiores e exteriores se transformarão em paz... Nossas armas que destroem, serão transformadas em arados que geram alimento de vida!

No nosso mundo ferido, cansado, incerto... mundo que já não mais crê de verdade em nada, a promessa do Senhor é como um alento. Acreditemos, irmãos! Quão triste o mundo se os cristãos viverem sem esperança, sem certeza, sem ânimo, como os pagãos... Este Tempo do sagrado Advento quer levantar nosso ânimo: o Senhor, cujo Natal celebraremos dentro de quatro semanas, é o mesmo que virá um dia, na sua Manifestação gloriosa! Nossa vida tem rumo e sentido. Vigiemos: “Vós sabeis em que tempo estamos! Já é hora de despertas. Agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. A noite deste mundo já vai adiantada, o Dia vem chegando” – o Dia é Cristo, Salvação que Deus nos prometeu e nos preparou! Então: “Despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como em pleno dia” – como quem vive já agora, durante a noite deste mundo, no Dia, que é Cristo-Deus: “nada de glutonarias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. Pelo contrário: revesti-vos do Senhor Jesus”. Eis o modo de vigiar na noite deste mundo, eis o modo de testemunhar que esperamos, na vigilância, o Salvador que nos foi prometido e virá. Vigia pela vinda de Cristo quem rejeita as obras das trevas! É oportuno recordar que este texto que escutamos da carta aos Romanos, foi o que provocou a conversão de santo Agostinho, lá no distante século V. A Palavra de Deus é sempre um apelo gritante e forte para nós! Que ela nos converta também agora!

A grande tentação para os discípulos de Cristo, hoje, é conformar-se com o marasmo do pecado do mundo, é viver burguesamente, uma vida cômoda e sem uma fé verdadeira e operante, sem aquela atitude de alegre expectativa por aquilo que o Senhor nos prometeu, sem a vontade de transformar a nossa vida por amor daquele que vem. Vamos nos ocupando e distraindo com uma vida fútil, dispersa em mil bobagens, esquecendo daquilo que realmente importa! Vale para nós a advertência seriíssima do Senhor Jesus: “A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé”: naqueles dias, todos vivam tranquilamente: “comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até que Noé entrou na arca e eles nada perceberam...” Como agora: vive-se na farra do paganismo, do consumismo, do relaxamento moral, de tantos absurdos contrários ao Evangelho... e não percebemos que haverá um juízo decisivo de Deus para nós e para o mundo, um juízo no qual o bem e o mal, o santo e o pecador, serão separados: “um será levado e o outro será deixado”... Triste de quem for deixado, triste de quem perder a companhia do Senhor, nossa paz! Feliz de quem for levado com o Senhor! Pois bem: logo neste iniciozinho de Advento, a advertência do Senhor é dramática: “Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! Na hora em que menos pensais, o Filho do homem virá!”.

Então, enquanto o mundo dorme no seu pecado, na sua auto-satisfação, elevemos, humildemente, nosso olhar e nosso coração para Aquele que vem: “A vós, meu Deus, elevo a minha alma. Confio em vós, que eu não seja envergonhado! Não se riam de mim meus inimigos, pois não será desiludido quem em vós espera!” – Marana thá! Vem, Senhor Jesus!

ORAÇÃO
Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Amém!

sábado, 26 de novembro de 2011

MFC ERECHIM-RS PROMOVE DOMINGO DE RETIRO

Retiro do MFC ERECHIM/RS

O Movimento Familiar Cristão de Erechim – Rio Grande do Sul promoveu no domingo, 6 de novembro, no Salão de Eventos do Piscina Clube, um domingo de Retiro com o tema “ENCONTRO BEM VIVER – RENOVANDO A CONVIVÊNCIA FAMILIAR”.

O evento contou com a participação de 90% dos mefecistas de Erechim, com as Equipes de Base “Vida Nova” e “Amigos prá Valer” dinamizando o encontro, intercalando oração celebrativa (música, balé, representação e recolhimento); apresentação de símbolos das Equipes com muita integração; apresentação de teatro, mostrando os meios de comunicação e seus reflexos na família e suas concepções e valores; palestras com os temas: Convivência do Casal, e Família e Contemporaneidade; concluindo com a Celebração Eucarística e os compromissos assumidos pelos mefecistas.

A interação foi muito boa, com os participantes interagindo em várias situações, mostrando que o encontro sensibilizou os participantes pelos temas e pela capacidade de mobilização das Equipes de Coordenação.

Foi um domingo inteiro onde os mefecistas rezaram, reviram suas atitudes, pensaram melhor e tomaram atitudes mais dignas, num processo de renovação espiritual que jamais esquecerão.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

CORREIO MFC BRASIL Nº 275


Manifestações públicas em várias cidades exigem o fim do voto secreto no Congresso; o direito de o CNJ investigar e punir juízes; a vigência da Ficha Limpa nas eleições de 2012; e o combate à corrupção na política.

PERFIL DO CORRUPTO
Frei Betto
Escritor e Assessor de Movimentos Sociais - www.freibetto.org

Frei Betto
Por que há tanta corrupção no Brasil? Temos leis, sistema judiciário, polícias e mídia atenta. Prevalece, entretanto, a impunidade – a mãe dos corruptos. Você conhece um notório corrupto brasileiro? Foi processado e está na cadeia?

O corrupto não se admite como tal. Esperto, age movido pela ambição de dinheiro. Não é propriamente um ladrão. Antes, trata-se de um requintado chantagista, desses de conversa frouxa, sorriso amável, salamaleques gentis. Anzol sem isca peixe não belisca. O corrupto não se expõe; extorque. Considera a comissão um direito; a porcentagem, pagamento por serviços; o desvio, forma de apropriar-se do que lhe pertence; o caixa dois, investimento eleitoral. Bobos aqueles que fazem tráfico de influência sem tirar proveito.

Há vários tipos de corruptos. O corrupto oficial se vale da função pública para extrair vantagens a si, à família e aos amigos. Troca a placa do carro, embarca a mulher com passagem custeada pelo erário, usa cartão de crédito debitável no orçamento do Estado, faz gastos e obriga o contribuinte a pagar. Considera natural o superfaturamento, a ausência de licitação, a concorrência com cartas marcadas.
Sua lógica é corrupta: "Se não aproveito, outro sai no lucro em meu lugar". Seu único temor é ser apanhado em flagrante. Não se envergonha de se olhar no espelho, apenas teme ver o nome estampado nos jornais e a cara na TV.

O corrupto não tem escrúpulo em dar ou receber caixas de uísque no Natal, presentes caros de fornecedores ou patrocinar férias de juízes. Afrouxam-no com agrados e, assim, ele relaxa a burocracia que retém as verbas públicas.

Há o corrupto privado. Jamais menciona quantias, tão somente insinua. É o rei da metáfora. Nunca é direto. Fala em circunlóquios, seguro de que o interlocutor sabe ler nas entrelinhas. O corrupto "franciscano” pratica o toma lá, dá cá. Seu lema: "quem não chora, não mama". Não ostenta riquezas, não viaja ao exterior, faz-se de pobretão para melhor encobrir a maracutaia. É o primeiro a indignar-se quando o assunto é a corrupção.

O corrupto exibido gasta o que não ganha, constrói mansões, enche o pasto de bois, convencido de que puxa-saquismo é amizade e sorriso cúmplice, cegueira. O corrupto cúmplice assiste ao vídeo da deputada embolsando propina escusa e ainda finge não acreditar no que vê. E a absolve para, mais tarde, ser também absolvido.

O corrupto previdente fica de olho na Copa do Mundo, em 2014, e nas Olimpíadas do Rio, em 2016. Sabe que os jogos Pan-americanos no Rio, em 2007, orçados em R$ 800 milhões, consumiram R$ 4 bilhões.

O corrupto não sorri, agrada; não cumprimenta, estende a mão; não elogia, incensa; não possui valores, apenas saldo bancário. De tal modo se corrompe que nem mais percebe que é um corrupto. Julga-se um negocista bem-sucedido. Melífluo, o corrupto é cheio de dedos, encosta-se nos honestos para se lhe aproveitar a sombra, trata os subalternos com uma dureza que o faz parecer o mais íntegro dos seres humanos.

Enquanto os corruptos brasileiros não vão para a cadeia, ao menos nós, eleitores, ano que vem podemos impedi-los de serem eleitos para funções públicas.

Nota: Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião do MFC.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ENCERRADA A CAMPANHA 2011 DO DIA NACIONAL DA CONTRIBUIÇÃO DO MFC

Anualmente, conforme estabelece o Regimento Interno do Movimento Familiar Cristão, aprovado na AGN – ASSEMBLÉIA GERAL NACIONAL, acontece o DIA NACIONAL DA CONTRIBUIÇÃO com o valor recolhido sendo revertido para subsidiar as despesas com as Equipes de Infraestrutura e Metodologia do ENA – ENCONTRO NACIONAL DO MFC, que acontece a cada três anos.

Este ano, o CONDIN – CONSELHO DIRETOR NACIONAL DO MFC estabeleceu o período de 19 de julho (data da fundação do MFC no Brasil) a 19 de novembro de 2011, para as colaborações financeiras para esta finalidade. Foram 120 dias para os mefecistas efetuarem a contribuição. Segundo o Regimento Interno, cada membro deve contribuir com a importância de R$ 5,00 (cinco reais).

Durante o período da campanha, o MFC arrecadou R$ 15.594,10 (quinze mil, quinhentos e noventa e quatro reais e dez centavos) que será utilizado nas Equipes de Infraestrutura e Metodologia do 18º ENA que se realizará em Vitória da Conquista, Bahia.

Para os próximos anos, definiu-se por um calendário para o DIA NACIONAL DE CONTRIBUIÇÃO para o MFC, a saber: 2012 – 19 de Maio a 19 de Junho; 2013 – 19 de abril a 19 de Junho.

As contribuições por região foram assim: NORTE – R$ 210,00; NORDESTE – R$ 4.545,80; CENTRO-OESTE – R$ 445,00; SUDESTE – R$ 4.112,00; SUL – R$ 6.281,30.

É essencial para a solidez do MFC que o sentimento de pertença desperte em toda família mefecista brasileira.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

JESUS NÃO FUNDOU NENHUMA RELIGIÃO - Artigo de Jorge Leão

JESUS NÃO FUNDOU
NENHUMA RELIGIÃO
Jorge Leão – MFC/MA

Ainda hoje, é comum confundir a mensagem de Jesus com alguma doutrina religiosa. Por isso, os caminhos se estreitam, e perde-se o sentido originário de sua palavra.

As palavras de boa nova se transformam em credo, na tentativa de manter o controle institucional de sua mensagem. Uma infeliz realidade que se iniciou com Constantino Magno, no século III, ao fazer do cristianismo a religião oficial do império romano.

Atualmente, uns se arrogam no direito de garantir a cadeira onde Pedro teria sido proclamado “papa”. Outros reivindicam da mensagem a sua infalibilidade, enquanto alguns outros se proclamam doutores em teologia, a fim de conferir poderes divinos a seus arrogantes processos inquisitórios, e poder julgar sobre o que é ou não pecado.

Trata-se de uma estratégia de manter a grande massa atônita, ignorante pelo medo de alguma condenação eterna depois da morte. Então se fabrica a imagem de um Deus austero, que julga e condena pecadores a pagarem na eternidade suas culpas imperdoáveis. Isso é o que se pode chamar de reducionismo teológico.

Por isso, já antevendo possíveis desvios próprios de quem é manipulado pelo ego, Jesus proclama que “aquele que quiser ser o maior, que seja o servo de todos”. Esta é a questão central, pois num mundo em que o poder religioso confunde-se com status político e poderio econômico, há de se pensar outra via de aproximar a fé da vida, uma vez que o discurso eclesiástico institucional está trancafiado em uma arrogante pretensão excludente, machista e ainda estritamente doutrinária. Nada mais distante da mensagem do carpinteiro de Nazaré.

Assim, penso que a única “religião” que Jesus instituiu de fato foi o amor entre os homens e as mulheres de boa vontade, concretamente proclamada por seu novo mandamento: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. O que se coloca para além disso não passa de proselitismo, falseamento de sua mensagem e disputa de poder.

Num mundo marcado pela violência e banalização da vida, é chegado o momento de superar visões estreitas acerca de partidarismos eclesiásticos e permitir que a mensagem do evangelho de Jesus seja vivida em sua integridade e pureza. A época presente deverá ser da “religação” ao princípio supremo do amor e da paz, e não a uma denominação religiosa que se venha a proclamar representante maior de Deus entre os homens. Este é um triste sinal de que há mais distanciamento da mensagem originária do que nossos altares suntuosos possam esconder.

Há de se ter coragem de viver o evangelho em sua essência, deixando as aparências doutrinárias assumirem o papel que lhes convém.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

JOVENS DO MFC VITÓRIA DA CONQUISTA-BA PROMOVE PASSEIO CICLÍSTICO SOLIDÁRIO

Os Grupos de Jovens JUPEF e FANUEL do Movimento Familiar Cristão de Vitória da Conquista – Bahia promove no próximo domingo, dia 27, um PASSEIO CICLÍSTICO SOLIDÁRIO com a finalidade de ajudar a Casa do Câncer e para cadastrar novos Doadores de Sangue para o Projeto Irmãos de Sangue, projeto do MFC de Vitória da Conquista.

A concentração do PASSEIO CICLÍSTICO SOLIDÁRIO acontece a partir das 7 horas na Praça Mármore Neto, bairro Brasil, em Vitória da Conquista.

A organização do evento conta com o apoio dos mefecistas de Vitória da Conquista e promete ser um evento muito bem estruturado, com muita animação dos organizadores e principalmente dos participantes, garantindo o sucesso  e a promessa de novas campanhas de cunho solidário.

As inscrições poderão ser realizadas nos seguintes locais:

·        Paróquia de Fátima;
·        Paróquia Rainha da Paz;
·        Panificadora Nazaré;
·        Academia Mais Forma.

Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones (77) 8844-3031, 8814-7419, 8843-1026, 8854-3569, 8852-1854, ou através do e-mail: lisbela1106@hotmail.com

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

BARBACENA-MG SEDIA CONSELHO ESTADUAL DO MFC

O Movimento Familiar Cristão de Barbacena – Minas Gerais sediou nos dias 18, 19 e 20 de novembro o ENCONTRO DO CONSELHO ESTADUAL.

Participaram do CONSELHO ESTADUAL aproximadamente 200 pessoas de diversas Cidades do Estado de Minas Gerais. O Movimento Familiar Cristão de Barbacena é coordenado pelo casal Walmir e Lucineide. Os mefecistas visitantes ficaram hospedados nas residências dos mefecistas barbacenenses.

O evento se realizou nas dependências do Colégio Tiradentes e teve a participação de palestrantes de Juiz de Fora e de outras localidades. Os temas foram relevantes como Políticas Socio-Religiosa, Vida Matrimonial, Educação de Filhos e outros.

Foram realizadas oficinas de trabalho para interagir e compor os relatórios com diretivas, informações, formação religiosa e de vivência cristã.

O Movimento Familiar Cristão destina-se a orientar casais, prepará-los para o matrimônio duradouro e cristão e nutrir a vida conjugal e familiar com os melhores princípios religiosos. É de âmbito internacional com encontros regulares nos Municípios, Estados, no Brasil e no Exterior. É uma antiga organização, com toda uma hierarquia trabalhando seriamente a favor da família cristã.

A cada ano uma Cidade é designada para recepcionar e a programação é feita com a contribuição diversificada e oriunda de diferentes fontes e lideranças competentes leigas e eclesiais. Participaram deste evento, os membros do MFC de Barbacena e das cidades de Minas Gerais onde o MFC é atuante e está aberto a pessoas que desejam conhecer este importante movimento familiar.

domingo, 20 de novembro de 2011

O MELHOR PRESENTE - Poema de Vera Margutti - MFC Maringá(PR)

Vera Lucia Fávero Margutti (31/07/1960) nasceu em Castelo/ES. Mudou-se para o pequeno distrito de Içara, no interior do Paraná, aos 5 anos de idade. Escreveu seus primeiros versos ainda criança, e foi colecionando... Participou de alguns recitais de poesia em dias comemorativos na Escola Nossa Senhora da Misericórdia em Iguaraçu/PR estimulada sempre pelas freiras que dirigiam a escola. Amava declamar poesias, e canto. Na adolescência, morando em Santa Fé/PR, leu muitos clássicos da literatura e se deleitava com as estórias de amor. Aos 17 anos foi para Londrina para estudar e trabalhar, e por essa época, triste com a separação da família e do namorado, escrevia muitas cartas e poemas de amor e de dor. Voltou para a pequena cidade de Santa Fé, onde em 1981 casou-se com sua primeira paixão e com ele teve seus dois filhos. Graduou-se em Letras português-inglês e respectivas literaturas - Fafiman-Mandaguari/PR e nesse período teve contato com a teoria literária, lendo muito e escrevendo muitos artigos. Licenciou-se em Psicopedagogia pelo CESUMAR em Maringá/PR. Trabalhou por anos, como professora, em várias escolas de Maringá. Desistiu da profissão para ajudar o esposo no ramo da construção civil onde divide seu tempo na empresa como psicopedagoga; como escritora; com os cuidados com o lar e suas orquídeas - paixão que veio depois da poesia. É integrante do Grupo Santo Antônio do Movimento Familiar Cristão de Maringá – Paraná.

MELHOR PRESENTE
Vera Margutti
GRUPO SANTO ANTÔNIO * MFC MARINGÁ-PR

Um menino do céu quis viver na terra
Escolheu a mais pura e doce mãe que existia pra carregar-lhe no ventre
E dar-lhe um colo quentinho e orientar seus caminhos
A virgem mãe disse sim ao menino, e queria dar-lhe o melhor dos destinos
Mas Ele era Deus se fazendo pequeno
Pra conquistar um povo mais justo, humano e sereno
Escolheu o cantinho mais pobre e humilde para nascer
Fora afagado e acolhido pelos animais numa estrebaria
Ali o Deus menino nascia!
Fez-se natal em Belém!
O céu se curvou, os sinos se dobraram, anjos, arcanjos e querubins entoaram
Cantos e Aleluias!
Os magos o visitaram e trouxeram-lhe presentes
Mas o MELHOR PRESENTE dá humanidade estava ali
E os homens não enxergaram, não quiseram receber
Ameaçados sentiram-se os Reis
Sabendo que nascera o Messias a tanto já anunciado
Iniciou-se a captura e o massacre às criancinhas
E a sagrada família fugia; guiados pela estrela guia
E o menino Deus foi crescendo
E todas as escrituras se cumpriam
A água tornou-se vinho e os pães se multiplicaram;
Mortos ressuscitaram; cegos enxergaram; doentes foram curados.
Na Cruz deu-nos a salvação e com a Ressurreição, tudo se concretizou:
Seu projeto, seu sonho, seu grande amor!
Continua oferecendo-nos o MELHOR PRESENTE, mas os homens ainda preferem,
Aqueles comprados nas lojas, embrulhados em finos pacotes.
Entregues na noite de Natal pelo Papai Noel.

LITURGIA DA FESTA DE CRISTO REI - 20/11/2011



"VINDE, BENDITOS DE MEU PAI!"
A Festa de Cristo Rei do Universo evoca a justiça de Deus e a esperança que os povos todos nele colocam. Ao invocar a realeza de Cristo, a Igreja, como mãe, ressalta a importância do poder-serviço, nele manifestado, convidando as sociedades para a atenção e o cuidado com os mais fracos.

JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO
1ª Leitura: Profecia de Ezequiel 34, 11-12.15-17
Salmo:  22
2ª Leitura: São Paulo aos Coríntios 15, 20-26.28
Evangelho: Mateus 25, 31-46
  
EVANGELHO – MATEUS 25, 31-46
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.

Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.

Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'.

Então os justos lhe perguntarão: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?'

Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!'

Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar'.

E responderão também eles: 'Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?'

Então o Rei lhes responderá: 'Em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!'

Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna".

Palavra da Salvação – Glória a vós, Senhor.

HOMILIA – Padre Queiroz
No Evangelho de hoje, Jesus nos pede para sermos misericordiosos. E explica o que isso significa: Não julgar ninguém, não condenar ninguém, perdoar a todos que nos ofendem e partilhar os nossos bens com os que precisam.

O exemplo ou modelo que ele nos apresenta é o próprio Deus Pai, que nos perdoa, nos ajuda e é misericordioso conosco.

Misericórdia é a compaixão suscitada pela miséria alheia. Vem do latim: “mittere + cor” = Jogar o coração. Misericórdia é mais que simples sentimento de compaixão. É a compaixão levada à ação; é fazer alguma coisa para ajudar a pessoa da qual sentimos compaixão.

A pessoa misericordiosa “tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. Sempre descobre o lado bom das pessoas. Afinal, todos nós, mesmo os maiores criminosos, no fundo, somos bons, pois fomos criados por Deus e ele só faz coisas boas.

No catecismo, as crianças decoram as catorze obras de misericórdia, sete corporais e sete espirituais. As corporais são: dar de comer a quem tem fome, dar de beber a quem tem sede, vestir os nus, dar abrigo aos peregrinos, visitar os doentes e encarcerados, libertar os escravizados e sepultar os mortos. Elas seguem, quase literalmente, Mt 25,31-46, onde Jesus nos diz o que vai cobrar de nós no Juízo Final. Portanto, se trata de coisa séria, pois está em jogo a nossa salvação.

As espirituais são: dar bom conselho, ensinar os que não sabem corrigir, os que erram, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar as fraquezas do próximo e orar pelos vivos e falecidos.

A pessoa misericordiosa tem um amor compreensivo. É muito comum essas pessoas usarem a expressão: “Coitado!”

“Perdoai e sereis perdoados.” É o que rezamos no Pai Nosso: “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Todos nós somos pecadores e temos dívidas com Deus. Só entraremos no céu se ele nos perdoar. Acontece que o perdão de Deus a nós é do tamanho do nosso perdão aos nossos irmãos.

O perdão faz feliz não só quem é perdoado, mas também quem perdoa. Quanto mais reconhecemos que somos pecadores, mais sentimos a necessidade de perdoar os outros, a fim de sermos também perdoados por Deus. Temos dois caminhos: ou abrimos o nosso coração à generosidade e à misericórdia, ou nos fechamos na nossa própria mesquinhez e intransigência.

“Dai e vos será dado. Uma medida calcada, sacudida e transbordante será colocada no vosso colo.” Jesus usa como comparação a medida de grãos, usada nos armazéns antigos. Por exemplo, se uma pessoa queria comprar cinco litros de feijão, o balconista enchia a vasilha de cinco litros, depois sacudia (abaixava um pouco), socava (abaixava mais), em seguida punha mais feijão até derramar. Isso é generosidade! É assim que Deus faz para recompensar as nossas obras de misericórdia.

Jesus, quando estava na cruz, deu-nos um belo exemplo de amor misericordioso, quando rezou: “Pai, perdoai-lhes, eles não sabem o que fazem!” Também quando disse ao bom ladrão: “Ainda hoje estarás comigo no paraíso”. Que exemplo para nós!

Não temos outra opção: ou aceitamos os outros com as suas limitações humanas, ou nos fechamos na nossa pequenez e egoísmo. Está aí uma grande oportunidade de conversão nesta quaresma.

E não vale o “perdôo mas não esqueço”, porque seria perdão pela metade. Se a fraqueza cometida por nosso irmão chegar à nossa memória, que seja rebatida com a virtude da misericórdia.

Sobre a Campanha da Fraternidade – economia e vida – lembramos que justiça não é “dar a cada um o que lhe pertence” ou “pagar pelo trabalho que fez”, mas é dar a cada um o necessário para viver dignamente. Que os bens que vêm de Deus sejam distribuídos para todos os seus filhos e filhas, sem excluir ninguém. Economia significa, literalmente, administração da casa. Que esta grande casa de Deus, o planeta terra, seja bem administrado, colocando a vida em primeiro lugar. Há cidades que estão usando, em vez do conhecido saquinho de supermercado, sacolas de papel, que são biodegradáveis e não poluem a natureza. Que a economia esteja a serviço da vida, não o contrário, a vida a serviço da economia.

Havia, certa vez, um operário de construção que todos os dias comia a mesma coisa: sanduíche de queijo. Os outros operários esperavam com alegria o toque da sirene para o almoço, quando se dirigiam ao galpão, onde haviam guardado suas refeições. Uns esquentavam, outros não. Quase sempre feijão, arroz e um pedaço de carne. Todos comiam com visível prazer. Mas aquele trabalhador comia seu sanduíche de queijo reclamando. Todos os dias ele dizia: “Detesto sanduíche de queijo”. Comia silenciosamente e no final amassava o papel, jogava-o no lixo e repetia a ladainha: “Detesto sanduíche de queijo”.

Um dia, um dos colegas sugeriu: “Por que você não pede a sua esposa que faça um sanduíche diferente?” Ele respondeu: “Quem disse que é a minha esposa quem prepara o sanduíche? Sou eu mesmo que o preparo”.

Já pensou? Cada um colhe aquilo que planta; cada um come o sanduíche que preparou. À semelhança desse caso, muitas vezes as nossas desavenças nascem de nós mesmos. Somos nós que fazemos uma imagem do outro, que não corresponde à realidade. Depois começamos a nos desentender com o próximo, baseados numa imagem dele que nós mesmos criamos.

Maria Santíssima, no Magnificat, cantou a misericórdia de Deus: “A sua misericórdia de estende de geração em geração”. “Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve!”

Perdoai e sereis perdoados.

ORAÇÃO
Deus eterno e todo poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do Universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente.  Amém!