DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MFC SÃO VICENTE DE MINAS PROMOVEU CASAMENTO COMUNITÁRIO

Casamento Comunitário uniu 38 casais pelo matrimonio

Em comemoração a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA, o Movimento Familiar Cristão de São Vicente de Minas – Minas Gerais promoveu em parceria com a Paróquia de São Vicente Férrer, uma CELEBRAÇÃO MATRIMONIAL COMUNITÁRIA que uniu 38 casais no sábado, dia 20 de agosto.

A celebração foi presidida pelo Padre José Roberto Vale e concelebrada pelos Padres Geraldo Antônio Soares e Frei Alessandro Guedes.

A Paróquia de São Vicente Férrer em São Vicente de Minas pertence a Diocese de São João del’Rei/MG e os casais participaram nos últimos meses de 14 encontros de formação para noivos, acompanhados pelo Movimento Familiar Cristão de São Vicente de Minas.

SÃO VICENTE DE MINAS
A origem de São Vicente de Minas remonta ao final do século XVIII, por volta de 1797, estando associada aos caminhos ligados à mineração e às trilhas percorridas por bandeirantes oriundos de Taubaté (SP) que passaram pela localidade deixando suas marcas. Como boa parte das reservas auríferas se encontravam nas vertentes do Rio Grande (onde estão Tiradentes e São João Del Rei) ou na região de Vila Rica, regiões que eram alcançadas por três caminhos a partir da Capitania de São Paulo. E um destes caminhos passava justamente nesta área, no vale do Rio Airuoca, ao longo do qual se instalaram grandes fazendas, como as de Espraiado, Bicas, Sesmaria, Pitangueiras e Pinheiros. E foi na proximidade dessas mesmas fazendas que veio a se instalar o povoado que originou a atual cidade de São Vicente de Minas.

A denominação atual do município tem origem no catolicismo devocional vicenciado pela população brasileira, reproduzindo o que aconteceu em diversos períodos e em tantas outras cidades do país e do nosso Estado: a devoção a um santo deu origem a uma capela e esta a um povoado.

O nome São Vicente de Minas deve-se particularmente à devoção a uma imagem encontrada por um empregado do grande fazendeiro e alferes Francisco José de Andrade Mello, dono da fazenda Sesmaria (também denominada de Fazenda Nova ou Carapuça). Esta imagem, mais tarde identificada como de São Vicente Ferrer, foi achada á beira de uma nascente próxima a uma trilha ou pouso de tropeiros. Assim, o grande fazendeiro, por ser muito religioso, mandou construir primeiramente, em 1797, uma ermida onde hoje se situa a praça Cel. José Eugênio e um pouco mais tarde, entre 1797 e 1799, em substituição a ela, uma capela em homenagem ao santo. Esta capela se tornou o centro da localidade e deu origem ao primeiro núcleo que gerou o arraial de São Vicente Ferrer, exatamente onde passava o citado caminho de ligação de São Paulo as Minas.

Em 1799, o povoado recebeu o nome de São Vicente Férrer. Em 1814, obteve o beneplácito régio e em 1824 a provisão ordinária. E com esta provisão ordinária, em 1830, o Padre João de Almeida Ramos inaugurou a nova Igreja Matriz. Em 02 de maio de 1856, ocorreu a criação da Paróquia. A elevação à freguesia e a distrito do Turvo (Andrelândia), retirando-se da influência de Airuoca, também se deu em maio de 1856, através da Lei provincial número 762. Com isso São Vicente passa a ser distrito do novo município do Turvo. Já em 17 de dezembro de 1938, o Decreto-lei estadual número 148 alterou a denominação para Francisco Sales, elevando-o à categoria de município. Ao ser transformado em município Francisco Sales foi, portanto, desmembrado do município do Turvo (Andrelândia).

Na ocasião de sua emancipação, seu território abrangia a Vila de Paiol, que passou à distrito de Andradina (atual município de Minduri); e o distrito de Carrancas, que se desmembrava do município de Lavras. Em 1948, o distrito de Carrancas se desmembrou de Francisco Sales, sendo elevado à categoria de município. Em 1952, o distrito de Andradina desmembrou-se de Francisco Sales, transformando-se no município de Minduri. Já em dezembro de 1953, através da Lei 1039, o município passou a chamar-se São Vicente de Minas, devido ao esforço realizado pelo Sr. Vicente Ferrer Godinho e por Joaquim Ribeiro Costa, atendendo ao clamor popular.

Após a instalação do município de Francisco Sales em 01 de janeiro de 1939, até o ano de 1947, foram nomeados os seguintes prefeitos: o Cel. Rosendo de Souza Andrade, que renunciou por exigência legal; em seu lugar foi nomeado o Dr. José Penha Villela, que permaneceu no cargo depois da queda do Estado Novo, em 30 de outubro de 1945; a seguir, em um período de dois anos, foram nomeados para Intendente Jair de Figueiredo e a seguir, em 1946, foi nomeado Intendente do Município de Francisco Sales, o Dr. Manoel Moreira do seu governo em 1947.

LOCALIZAÇÃO: O distrito-sede encontra-se a 962 metros de altitude e a sua posição geográfica corresponde a 21º 42’46” de latitude sul e 44º26’38” de longitude oeste.
Faz divisa com os seguintes municípios: Carrancas e Madre de Deus, ao norte; Madre de Deus e Andrelândia, a leste; Carrancas, Minduri, Carrancas, a oeste e Serranos e Andrelândia ao sul. A principal forma de acesso ao município são as rodovias BR-040, BR-383 e MG-338.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

MFC/RJ PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE LIDERANÇA


O Movimento Familiar Cristão do Rio de Janeiro realizará no próximo sábado, dia 03 de setembro, das 15 às 18 horas, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Glória, o Seminário “LIDERANÇA – O QUE, PARA QUE E POR QUÊ? UMA NECESSIDADE ATUAL”.

O seminário tem como objetivo despertar o potencial das pessoas para que elas se tornem líderes. O evento será apresentado e debatido pela psicóloga Daniela Carvalho, pelo teólogo Laércio Bruni e pelo Deputado Estadual Robson Leite.

Para participar do seminário não é preciso fazer inscrição e a entrada é gratuita.

A Igreja Nossa Senhora da Glória fica no Largo do Machado, s/nº, Laranjeiras. Maiores informações pelo telefone 2225-0735 ou através do e-mail secretaria@nsdagloria.com

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CORREIO MFC BRASIL Nº 266


-
MÁFIAS DE HOJE E DE ONTEM
Helio Amorim
MFC/RJ
A presidente segue destemida com a faxina que já a levou a perder três ministros e algumas dezenas de executivos de alto escalão da república. Parlamentares da base do governo se rebelam e fazem pirraça: não votamos nada enquanto essa mania de limpeza não parar. Medo evidente dos respingos de sabão.

Olhando mais longe, vemos os indianos nas praças das cidades, bradando contra a corrupção generalizada. O motivo foi a prisão de um líder popular, ativista político de 74 anos, por suas denúncias contra a corrupção no país, lançando-se a uma greve de fome.

Na China, o presidente afirma em discurso que "a corrupção é uma ameaça de morte para o país e para o Partido Comunista chinês, pois acaba com a confiança do povo nos dirigentes". Estima-se por lá que os desvios passem de 120 bilhões de dólares. Mas o governo manda fechar o site de um internauta que coletava denúncias de corrupção e já exibia 10 mil na primeira semana. Para um país que enforca os condenados por corrupção já se vê que a ameaça do castigo não barra a roubalheira.

Estes são exemplos que infestam as páginas dos jornais das últimas semanas. Para a população passa a impressão de um quadro de corrupção generalizada no país e no mundo. Já temos avaliado, neste espaço, o potencial contagioso desse comportamento criminoso. A doença se alastra em nível epidêmico, de cima para baixo. Está configurada uma crise ética planetária, agravada por um conformismo histórico somente agora explodindo em praças do mundo.

Em nosso país, os cidadãos acompanham revoltados os episódios revelados por investigações competentes da Polícia Federal e dos agora mais ativos órgãos de controle do governo, mas ainda não se esboça uma reação nas ruas contra a lentidão das condenações. Batalhões de advogados bem remunerados com dinheiros roubados do povo por seus clientes, conseguem em poucas horas um refrescante habeas corpus, a que o ladrão de margarina do supermercado não tem acesso. Passos seguintes serão recursos, agravos, mandados de segurança e todo um extenso cardápio de medidas protelatórias de sentenças definitivas que as retardarão por muitos anos, com riscos de prescrição do crime.

É hora de reformas profundas nos códigos de processos judiciais e penal, para aliviar o peso nas prateleiras dos tribunais e o estresse dos juízes. Essa agilidade é requisito essencial da justiça. A longevidade estéril dos processos são um evidente incentivo à bandidagem.

É urgente incluir essa reforma na pauta do Congresso Nacional para sustar o assalto aos dinheiros do povo depositados nos cofres do governo repetidamente arrombados por essas máfias.

E aumentar as vagas nas cadeias.

domingo, 28 de agosto de 2011

MFC SANTO ANTÔNIO DA PLATINA-PR ORGANIZOU ENCONTRO PARA HOMENS


Grupo de Jovens do MFC participou do Encontro

O Movimento Familiar Cristão de Santo Antônio da Platina – Paraná organizou na ultima quarta-feira, dia 24, o ENCONTRO PARA HOMENS no salão paroquial.

Durante o encontro o MFC JOVEM realizou uma apresentação de teatro, demonstrando a importância da oração na vida das pessoas, além da bondade que Deus tem para cada ser humano.

O jovem Lázaro, mais conhecido como Lazinho, leu uma passagem da bíblia, onde os presentes debateram sobre o tema. “Na nossa vida, tudo fica mais fácil quando suplicamos a Deus e agimos conforme sua vontade” comentou Lazinho durante seu testemunho de vida.

Mais de 40 homens participaram do Encontro que é realizado anualmente na Igreja Matriz e foi considerado um sucesso, superando as expectativas dos organizadores.

sábado, 27 de agosto de 2011

MFC RIO GRANDE-RS REALIZOU MAIS UM ENCONTRO DE NOIVOS


Noivos participaram do Encontro em Rio Grande-RS
No período de 16 a 18 de agosto o MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DO RIO GRANDE – RIO GRANDE DO SUL realizou mais um ENCONTRO DE NOIVOS na Casa de Formação.

Os participantes do ENCONTRO DE NOIVOS tiveram a oportunidade de assistir quatro relevantes palestras que enriqueceram seus conhecimentos para a futura vida de casados. Os temas abordados foram: AMOR E VIDA A DOIS com os casais Ediomar/Roberta e Tiago/Lydia (Equipe Luz da Vida); FAMÍLIA – IGREJA DOMÉSTICA com o casal Fabrício e Letícia (Equipe Luz da Vida); HARMONIA SEXUAL – ASPECTOS BIOLÓGICOS com o casal Cleiton e Luciana (Equipe Filhos da Luz); e SACRAMENTO DO MATRIMÔNIO com o casal Fernando e Kellen (Equipe Luz da Vida).

A EQUIPE DE DIRIGENTES foi formada pelo casal coordenador - Fernando e Kellen (Equipe Luz da Vida), casa assessor - Paulo e Clerismar (Equipe Pescadores), secretária - Norma (Equipe Cristo Rei), casal espiritual - Ângelo e Josiane (Equipe Luz da Vida), casal espiritual - Tiago e Aline (Equipe Luz da Vida), casal casa - Cristiano e Vagna (Equipe Luz da Vida).

Participaram da EQUIPE DE APOIO os mefecistas Agobar e Ilka (Equipe Deus nos Acompanha), Enerson e Verônica (Equipe Deus nos Acompanha), Jorge e Edenir (Equipe Deus nos Acompanha), Luciano e Beatriz (Equipe Deus nos Acompanha), Gilberto e Carmem (Equipe Santo Agostinho), Jean e Katy (Equipe Santo Agostinho), Jorge Luiz e Angélica (Equipe Santo Agostinho), Paulo e Andréia (Equipe Santo Agostinho).

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EQUIPES DO MFC TUPÃ/SP RECEBERAM CAPACITAÇÃO PARA TRABALHO AMBIENTAL

Tupã-SP
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou Capacitação com os integrantes do MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE TUPÃ – SÃO PAULO para que sejam iniciados os trabalhos da parceria no PROJETO RECICLAR É LEGAL.

Ministrada pela Especialista Ambiental do Trabalho Técnico Social da Drenagem Urbana Sustentável Ana Cristina Zoratto a capacitação abordou assuntos voltados à reciclagem de lixo, e todos os tipos de lixo, com base na cartilha de educação ambiental que foi entregue pelo Governo de Tupã aos integrantes do MFC.

O treinamento teve como objetivo instruir o MFC de como será a abordagem em relação à conscientização e como responder as perguntas feitas pela população. Lançada no último dia 9 a parceria visa orientar a população para não jogar no lixo reciclável lixos orgânicos como fraldas descartáveis, espumas, embalagens engorduradas entre outras.

“Para que os trabalhos possam começar a Secretaria de Meio Ambiente organizou essa capacitação antes para que os integrantes do Movimento Familiar Cristão tenham mais conhecimento sobre o que é reciclagem”, disse o secretário Municipal de Meio Ambiente, Eliseu Borsari.

A coleta seletiva de lixo foi implantada na cidade de Tupã há 10 anos, através do PROJETO RECICLAR É LEGAL. Além do grande impacto ambiental, ajudando a reduzir o volume de lixo que é destinado ao aterro sanitário, a coleta seletiva também possui grande importância social, garantindo mais dignidade e qualidade de vida a dezenas de famílias que viviam no antigo “lixão” em busca de rendimento para sua sobrevivência.

Desenvolvido em parceria com a Cooperativa dos Recicladores de Tupã, promove ainda a inclusão social dos antigos catadores de lixo, que recebem auxílio educacional, orientação sobre higiene pessoal e noções sobre economia solidária e cooperativismo.

Atualmente o PROJETO RECICLAR É LEGAL conta com uma grande estrutura mantida pela prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente. Além de toda a estrutura operacional do Projeto Reciclar é Legal, que engloba um galpão, 4 caminhões, coletores e motoristas; o Governo de Tupã realiza também orientações sobre cooperativismo e desenvolve campanhas de conscientização sobre a importância da reciclagem nas escolas, nos bairros.

Graças ao apoio do poder público e a participação da sociedade o RECICLAR É LEGAL possibilitou não só a inclusão social das 46 famílias beneficiadas pelo projeto, mas também ajudou a transformar Tupã em cidade modelo na gestão dos resíduos sólidos, servindo de exemplo para várias cidades brasileiras.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

MFC VITÓRIA DA CONQUISTA (BA) MOBILIZA MEFECISTAS PARA O “PROJETO IRMÃOS DE SANGUE”


Doação foi o tema do evento em Vitória da Conquista-BA

Cerca de 250 membros do MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA participaram da noite de mobilização em prol do fortalecimento do PROJETO IRMÃOS DE SANGUE, programa instituído há quatro anos no âmbito do MFC - Área de Fátima, posteriormente abraçado pela EQUIPE CENTRAL DE CIDADE, responsável pelo evento ocorrido na terça-feira, 23, na Capela do Senhor Bom Jesus, Bairro Brasil.

O evento foi voltado para os Grupos Base e contou com participantes de todas as áreas do movimento na cidade. Focado no ato solidário da doação de sangue, o momento foi oportuno para reforçar a idéia do programa para o MFC de Vitória da Conquista, que entre as várias ações organizadas pelos seus membros nos mais diversos organismos de que participa, o PROJETO IRMÃOS DE SANGUE é diretamente conduzido pelo MFC, necessitando, portanto, da participação mais efetiva de todos para aperfeiçoar esse serviço de tão grande relevância para a sociedade, para a vida das pessoas.

Mefecistas de Vitória da Conquista-BA prestigiaram o evento
A programação contou com a participação de representantes da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – HEMOBA e da Casa de Acolhimento ao Paciente Oncológico do Sudoeste da Bahia – CAPOS, conhecida como CASA DO CÂNCER.

Convidada, a representante do HEMOBA, bioquímica Nádia Chiacchio, falou da importância do ato de doar sangue, contemplando a todos com informações esclarecedoras sobre o tema. A dirigente da CASA DO CÂNCER, Maria do Carmo, reverenciou o MFC pelo evento, enquanto representante de organização sistematicamente recorrida para o serviço solidário por dispor das portas do movimento abertas para a doação, inclusive de sangue.

Emocionada a mefecista Lizete Vaz Barbosa agradeceu os membros do MFC pela disseminação de orações e apoio nas cidades de Salvador e São Paulo, enquanto esteve enferma, ressaltando o seu orgulho de participar do Movimento Familiar Cristão - Área da Catedral, há quase trinta anos.

QUEM PODE DOAR SANGUE
Todas as pessoas saudáveis, que tenha entre 18 a 65 anos, e acima de 50 kgs, podem doar sangue. O espaço entre doações é de 90 dias. O doador deve levar um documento oficial com foto (RG/CNH).

É importante ressaltar que ninguém contrai doença doando, e o procedimento é monitorado pela equipe da HEMOBA.

Ao final do evento foi lançado o desafio aos Grupos-Base para cadastramento de mais 500 doadores voluntários.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

40 ANOS DE CRIAÇÃO DA DIOCESE DO RIO GRANDE/RS

-
40 ANOS DE CRIAÇÃO DA DIOCESE DO RIO GRANDE/RS

Norma Quadrado*
Quando nasci, minha cidade, Rio Grande, pertencia à Diocese de Pelotas. Passado anos, a cidade foi crescendo e foi ficando difícil para o sr. bispo de Pelotas, dom Antonio Zattera atender todos os municípios. Daí a necessidade de criar uma nova Diocese, que tomaria o nome de Diocese do Rio Grande. Nestes 40 anos de criação, muitas dificuldades surgiram, mas também muitas alegrias.

Desde sua criação, a Diocese vem caminhando devagar, mas se estruturando de uma maneira muito firme. Tive a felicidade de ver muitas coisas irem nascendo aqui e outras, já existentes, ficarem bem mais sólidas com a criação da Diocese. Posso citar: vi as paróquias crescerem em número de pessoas e no serviço pelo Reino. Vi, ainda, o surgimento do MFC - Movimento Familiar CristãoMovimento de Cursilho de Cristandade, Movimento Eterna Semente, Movimento de Nazaret, Movimento de Emaús, Encontro de Casais com Cristo, criação do Seminário Santo Cura D’Ars, Centro Diocesano Pastoral, Casa de Formação, as retransmissoras das TVs Canção Nova e Rede Vida.

E, assim, tantos foram os setores e pastorais criados. Tivemos, ainda, a "Ecrer", que se dedicou, exclusivamente, à formação dos diversos ministérios, necessários para o serviço do Reino.

É importante destacar os nove diáconos e os 16 presbíteros ordenados nestes anos para melhor atender o povo de Deus. Cada vez que viajo para fazer um curso de atualização, sinto-me feliz por ver que nossa Diocese, apesar de nova, não deixa a desejar em relação a outras dioceses, já mais antigas. Tudo fruto do trabalho dos pastores que nos acompanharam e acompanham.

Nosso primeiro bispo foi dom Frederico Didonet, que, com seu caminhar manso e sua fala tranquila, ia mostrando a cada um que encontrava o caminho do reino, pois sempre perguntava a quem encontrasse: “Como vai sua vida?”. Nosso atual pastor, dom José Mário, homem muito dinâmico e inteligente, também faz-se ouvir, na sua saudação: “A paz, como está? Firme na fé?” São pastores que nunca deixaram dúvida da preocupação com seu rebanho.

Se somos seguidores de Cristo, é certo que temos que abraçar seus ensinamentos. “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos”.

Não devemos esquecer que como batizados somos responsáveis pelo nosso crescimento e pelo crescimento de nossa Diocese. Temos o dever de ser sal da terra e luz do mundo em todos os ambientes em que vivemos: família, escola, social, profissional, no lazer etc. Servir minha Diocese gratifica-me muito. Com todas as minhas limitações, sinto-me chamada ao serviço, a dar um pouco de mim para que o Reino aconteça.

*Integrante do Movimento Familiar Cristão
Rio Grande, RS.


SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA
Padre Raphael e a Equipe do MFC Rio Grande
O Movimento Familiar Cristão do Rio Grande – Rio Grande do Sul celebrou o inicio da SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA na Catedral de São Pedro, organizando a Celebração Eucarística presidida pelo Padre Raphael, pároco da Catedral e assessor eclesiástico do MFC.

A abertura da SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA aconteceu às 18 horas do domingo, 14 de agosto, com representação de todos os grupos de base do MFC do Rio Grande e a presença da família rio-grandense.

Na Celebração Eucarística, um casal de cada equipe base entrou levando a imagem do seu padroeiro. A Celebração Eucarística ficou sob a responsabilidade das equipes Cristo Rei e Semeadores.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

DRIBLANDO A VIOLÊNCIA FAMILIAR

Na SEMANA DA FAMÍLIA, nos propusemos a refletir sobre esse tema tão presente em nosso meio e tão difícil de ser aceito, pois até pouco tempo, era inconcebível pensar na família enquanto espaço de violência.

Por mais difíceis que fossem as relações familiares, havia a idéia de que a família deveria estar unida e superar as dificuldades.

No entanto, o modelo de família que se pautava no respeito, no compromisso e na obediência hoje é por muitos criticado e considerado ultrapassado. O jeito moderno de ser e de viver trouxe também muito isolamento e competição entre os membros da família, o que tem gerado diferentes formas de violência: moral, física, sexual, financeira, intelectual e até mesmo espiritual.

Todas essas formas de violência acabam provocando uma espécie de falência nos valores familiares e certo descrédito em relação à formação de novas famílias. Acompanhamos uma invasão de novos modelos familiares por meio dos meios de comunicação de massa baseados apenas no bem estar individual, de forma até irresponsável, pois não considera os desdobramentos dessa inversão de valores na formação de novas famílias.

Nesse processo, o excesso de liberdade nas relações e a falta de limites tanto dos filhos em relação aos pais quanto dos pais em relação aos filhos têm gerado angústias, problemas, violência e novos desafios na estrutura familiar.

A forma de atribuir valores à luz das coisas humanas tem intensificado um consumismo que desumaniza e faz com que muitas pessoas, mesmo morando sob um mesmo teto, não se conheçam e vivam em clima de desconfiança, de competição e desrespeito.

Todavia, mesmo com dificuldades, as famílias devem se encorajar e mostrar o lado ético e cristão de se viver. Mostrar que é possível viver em família de um modo mais simples, sem muito consumismo e com mais liberdade para falar e ser ouvido, para ser visto como alguém importante, enfim, para que cada membro tenha seu lugar dentro da família.

O que mais gera violência é a competição, a falta de amor e de respeito, mas nós acreditamos que é possível reverter essa situação, instituindo relações de amor e paz em nossos lares. Para auxiliar nesse processo, existem vários grupos de casais que têm envidado esforços no sentido de fortalecer a união das famílias.

Em uma das reuniões do MFC – MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO, uma senhora partilhou que enquanto preparavam a casa para receber os membros do Grupo, sua filha, de cinco anos de idade teria dito que sua família é uma equipe, pois cada um estava realizando uma tarefa para que toda a casa ficasse arrumada.

Esse exemplo mostra um caminho possível para driblar as dificuldades e a violência: viver em equipe, onde cada um contribui para o sucesso do grupo; onde cada um tem sua parcela de colaboração e é reconhecido por isso.

Vemos as pessoas torcendo com todas as suas forças pelo seu time de futebol. Deveríamos aprender a torcer do mesmo jeito, com o mesmo vigor, para o sucesso de nossa família. Aprender a valorizar cada membro, com suas dificuldades e limites, mas com as suas qualidades e dons.

É preciso lembrar que a educação dada pela família, os valores repassados através dos padrões de ética, de moral e de religiosidade aos filhos são fundamentais para sua formação, pois uma criança que cresce num ambiente familiar onde se respira o amor, onde se vivem relações de respeito, aprende a amar com naturalidade. Que nossas atitudes possam mostrar à sociedade que a família pode e deve ser um espaço de amor, de partilha e de formação de cidadãos e cidadãs que acreditam que além dos limites materiais, há uma eternidade a ser experimentada junto a Deus Pai, criador de todas as coisas.

                                                       Darlene, Dirceu, Zélia, Willian, Débora,
Geralda, Geraldo, Mateus e Ana Cláudia
EQUIPE SAGRADA FAMÍLIA
PARÓQUIA BOM PASTOR
MFC RONDONÓPOLIS/MT

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MFC PARTICIPA DA SEMANA DA FAMÍLIA EM ITAMARAJU (BA)

Bandeira de Itamaraju - BA
O Movimento Familiar Cristão de Itamaraju – Bahia participa das comemorações da SEMANA DA FAMÍLIA que esse ano tem o tema “FAMÍLIA – PESSOA E SOCIEDADE” realizado pela Igreja Católica juntamente com a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida, a Família da CNBB e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNPF.

A SEMANA DA FAMÍLIA já é tradição em Itamaraju, e há 15 anos a Paróquia de Itamaraju realiza a SEMANA DE ORAÇÃO com intuito de externar publicamente o apreço à família e a determinação em promovê-la e defendê-la das agressões e ameaças.

Neste ano, o tema abordado convidava a cada cristão a refletir sobre a qualidade de nossos relacionamentos familiares, desafiando-nos a edificar nossas famílias em bases sólidas, para construirmos um futuro mais seguro para nós e para as novas gerações.

Através das reflexões, fazer com que cresça a solidariedade cristã estendendo a mão aos mais desfavorecidos na vida familiar. A idéia é a de que a igreja consolide nas comunidades e paróquias, o serviço de ajuda às famílias, por meio de uma Pastoral Familiar de comunhão e participativa.

A Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora de Fátima com o apoio do Movimento Familiar Cristão realizou durante a semana, celebrações na comunidade São Sebastião, tendo como convidados a comunidade Santa Maria Gorete e Fraternidade Vida no Planeta.

O encerramento da SEMANA DE ORAÇÃO aconteceu no sábado, 20, na Matriz Nossa Senhora de Fátima, às 19h, com a presença das famílias convidadas, comunidades, pastorais e movimentos.

domingo, 21 de agosto de 2011

RESPONSABILIDADE FAMILIAR É TEMA DE PALESTRA DO MFC TAPEJARA-RS

Mefecistas de Tapejara prestigiaram a palestra sobre Responsabilidade Familiar

O Movimento Familiar Cristão de Tapejara – Rio Grande do Sul em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, organizaram em comemoração a SEMANA DA FAMÍLIA, palestra sobre RESPONSABILIDADE FAMILIAR com as palestrantes Líliam Bozza Pianezollo, juíza da comarca de Tapejara e Anaí Maniani, delegada da Polícia Civil.

O objetivo da palestra foi de proporcionar aos pais uma ferramenta na educação dos filhos, não dando as receitas prontas, mas buscando ações que possam orientar as famílias sobre a RESPONSABILIDADE FAMILIAR.

A juíza Líliam Bozza Pianezollo utilizou um exemplo muito interessante em sua palestra: “a família é como o traçado por onde passa o leito do rio. Ela é como as margens que seguram as águas no seu percurso. Os filhos precisam de pais que balizem a vida dos filhos. O problema é que hoje muitos pais e mães de família deixam a sua responsabilidade para a escola, a igreja, o estado, a polícia, eximindo sua missão de balizar a vida dos filhos”.

Também enfatizou que: “homem e mulher precisam transmitir para os filhos valores. Na onda consumista que vivemos, é mais fácil comprar coisas para os filhos do que ensiná-los a viver. Isso precisa acabar, pois a família que vive neste espírito está fadada a viver o inferno do consumo de outras coisas piores”.

No final do encontro, os participantes puderam fazer perguntas e também receberam uma benção dos padres Hélio e Mateus. A continuação do evento tem data marcada para o dia 4 de outubro com o mesmo tema, agora sob o viés eclesial: O QUE A IGREJA DIZ A RESPEITO DA RESPONSABILIDADE FAMILIAR.

O MFC não pode fazer tudo, mas faz tudo o que pode. Neste espírito convidamos pessoas influentes na sociedade para falar da RESPONSABILIDADE FAMILIAR. Segundo as palestrantes, a família é promotora da justiça e precisa manter a integridade da criação. A responsabilidade familiar parte da necessidade da educação. Esta precisa ser firme, sem perder a ternura.

sábado, 20 de agosto de 2011

MFC PLATINENSE FAZ REPASSE DE RECURSOS PARA ENTIDADES FILANTRÓPICAS

Membros do MFC de Santo Antônio da Platina-PR
Dentro das comemorações da SEMANA DA FAMÍLIA, na última quinta-feira, dia 18, o MFC - Movimento Familiar Cristão de Santo Antônio da Platina - Paraná efetuou repasses para as entidades APAE e PASTORAL DE PROMOÇÃO HUMANA.

Cada entidade recebeu a importância de R$ 1.300,00 que representa parte dos recursos arrecadados durante os cinco dias da EFAPI (Exposição Feira Agropecuária e Industrial do Norte Pioneiro) em parceria com o LIONS CLUB.

O MFC também vem utilizando parte da arrecadação da festa para manter projeto de visitas mensais a CASA LAR CANTINHO DO CÉU onde cada a mês, um grupo do MFC visita a entidade com a família e promove, almoço e lazer, um dia em família com as crianças. Outra parte será aplicada no ENCONTRO DE CASAIS que será realizado nos dias 16, 17 e 18 de setembro na Casa de Encontros.

O Movimento Familiar Cristão de Santo Antônio da Platina aproveita para agradecer os casais e jovens pelo trabalho voluntário e especialmente a comunidade, que anualmente prestigia a barraca do MFC, que além de saborear as delícias lá ofertadas, colaboram com a evangelização das famílias e ação social em Santo Antônio da Platina.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SÁBADO DE SOPA E BINGO NO MFC CURITIBA-PR

Neste sábado, dia 20 de agosto, acontece a NOITE DA SOPA, evento promovido pelo Colegiado do Movimento Familiar Cristão de Curitiba – Paraná e suas Equipes de Base, e um BINGO para concluir a noitada mefecista.

Os CONVITES continuam à venda com o Colegiado de Curitiba e Coordenadores das Equipes de Base. Serão servidos quatro tipos de sopas, acompanhado de um saboroso vinho.

O Colegiado de Curitiba continua selecionando os voluntários para as atividades de preparação das sopas, servir e todo o serviço final. Àqueles que desejarem participar da EQUIPE DE SERVIÇO devem manter contato com o Colegiado de Curitiba e confirmar a participação na Equipe.


Após se deliciarem com as saborosas sopas e vinho, os participantes da NOITE DA SOPA se divertirão com um BINGO que será conduzido pelo MFC JOVEM DE CURITIBA. Os jovens estão solicitando doação de brindes para serem sorteados. Aqueles que desejarem colaborar podem entrar em contato com o Colegiado de Curitiba.

O Movimento Familiar Cristão de Curitiba conta com a participação da família mefecista na NOITE DA SOPA e BINGO, para que possam compartilhar deste momento de descontração entre amigos e familiares.

MFC RJ PROMOVE FÓRUM DE DEBATES

FÓRUM DE DEBATES MFC - INFA
MFC - Movimento Familiar Cristão
INFA – Instituto da Família

Um convite muito especial para este sábado,
20 de Agosto de 2011 – 15:30 às 17:30h

Convidamos você, seus colegas, parentes e amigos para um novo debate.
Sua participação será valiosa. Não falte!

O tema é desafiador:

"Pensamos nas escolhas que estamos fazendo?..."
A família como rede de solidariedade: nosso papel e responsabilidade neste contexto.
Marisa de Menezes Marques
Psicóloga/Psicopedagoga/Terapeuta de Família e Casal
Vai expor e convidar os presentes para opinar, concordar, divergir e debater sobre o tema.

No final, um lanche. Não há taxas para participação.

Local:
Rua Jurupari, 8 esquina com a Rua Conde de Bonfim – junto à praça Saenz Peña, Tijuca – Rio de Janeiro – RJ.
(a poucos metros da estação do metrô, saída Conde de Bonfim).

Agradecemos o apoio do IPrA – Instituto de Prevenção da Aids

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CONSELHO FISCAL DO MFC SE REÚNE EM BELO HORIZONTE(MG)

Arthur Diniz da ACR Contábil
O CONSELHO FISCAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO estará reunido no período de 26 a 28 de agosto, em Belo Horizonte - MG, para verificarem as contas do CONDIN - CONSELHO DIRETOR NACIONAL, referente ao ano de 2010 e primeiro semestre de 2011.

Os conselheiros verificarão toda documentação contábil que se encontra no escritório da ACR Contábil, empresa que presta assistência contábil ao MFC. Compete ao Conselho Fiscal opinar sobre os relatórios de desempenho financeiro e contábil, balancetes e balanços anuais e sobre operações patrimoniais realizadas, emitindo pareceres para os organismos superiores do MFC. É também competência do Conselho Fiscal manifestar-se sobre a aquisição, alienação e venda de bens patrimoniais.

O atual Conselho Fiscal foi eleito na AGN – Assembléia Geral Nacional, realizada em Vila Velha, ES, durante o 17º ENA – Encontro Nacional do MFC e ficou assim definido: Presidente - Carlos Alberto Menescal Ramos (CONDIR NORTE); 1º Vice-Presidente - Suely Vieira de Andrade Damasceno (CONDIR NORDESTE); 2º Vice-Presidente - Elias Mariano (CONDIR SUL); 1º Secretário - Alcemir João Gava (CONDIR SUDESTE); 2º Secretário - Helio Martins Borges (CONDIR CENTRO-OESTE).

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

DIA NACIONAL DE CONTRIBUIÇÃO PRÓ-ENA 2013 - DEPÓSITOS EFETUADOS ATÉ 15/08/2011


MFC JUIZ DE FORA-MG PROMOVE PAINEL


Luiz Carlos Torres - MFC Juiz Fora-MG

O Movimento Familiar Cristão de Juiz de Fora – Minas Gerais promove nesta quarta-feira, dia 17, um PAINEL sobre "FAMÍLIA – EDUCADORA NA FÉ, FORMADORA DE PESSOAS E PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO", baseado no documento de Medelín.

Três palestrantes participarão do PAINEL que será dividido em três Temas. O 1º Tema será desenvolvido por Itamar Bonfatti; o 2º Tema será desenvolvido por Luiz Carlos Torres; e o 3º Tema será desenvolvido por Edson Costa.

O PAINEL DO MFC JUIZ DE FORA-MG acontecerá na Igreja da Gloria (Redentorista), a partir das 20 horas.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

COMUNICADO DE FALECIMENTO

Faleceu nesta segunda-feira, 15, no Rio de Janeiro (RJ), a mefecista CIDÁLIA, integrante do Movimento Familiar Cristão do Rio de Janeiro – RJ.

Confiantes no amor de Deus e na certeza de que agora CIDÁLIA está na graça do Pai, elevemos os nossos pensamentos, em comunhão com a família, orando pela sua alma, unidos no sentimento e na prece.

O sepultamento acontecerá nesta terça-feira, dia 16 de agosto, às 15 horas, no Cemitério do Caju, Rio de Janeiro (RJ).

A Coordenação do Movimento Familiar Cristão expressa seus sentimentos a família enlutada nesse momento de dor e sofrimento, com a certeza que Deus a acolherá em sua maravilhosa graça.

MFC-TUPÃ(SP) FAZ PARCERIA PARA AJUDAR A DIVULGAR COLETA SELETIVA


O Movimento Familiar Cristão de Tupã – São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou na última terça-feira (09) a nova campanha de conscientização sobre projeto “RECICLAR É LEGAL”, responsável pela coleta seletiva de lixo na cidade.

Durante solenidade estiveram presentes autoridades, representantes do Movimento Familiar Cristão das quatro paróquias da cidade, além de funcionários da cooperativa RECICLAR É LEGAL. Os convidados assistiram no início a um vídeo contando a história do surgimento da cooperativa de recicladores no município de Tupã.

A parceria tem como objetivo orientar sobre a coleta seletiva de lixo, onde serão entregues à população folders informativos e cartilha de conscientização sobre a importância de reciclar, da diferença entre o lixo reciclável e o lixo urbano e de como deve ser feita a separação do lixo reciclável do lixo urbano.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente Eliseu Borsari a parceria com o MFC será de grande valia não só para a Prefeitura que conseguiu um aliado na divulgação dos trabalhos realizados pela cooperativa de recicladores, mas para toda a cidade que poderá esclarecer dúvidas sobre o que de fato deve ser jogado no lixo reciclável.

Representando a cooperativa do projeto “Reciclar é Legal” a presidente da Cooperativa dos Recicladores de Tupã (Cooretup), Rita dos Santos, agradeceu ao Movimento Familiar Cristão que decidiu trabalhar em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e com o projeto Reciclar. “Muito obrigada pela realização desse trabalho, só temos a agradecer ao prefeito Waldemir e ao vice-prefeito Dr. César que nunca se esqueceram de nós que trabalhamos no Reciclar, e que lutam, para que a cooperativa fique cada vez melhor”.

Já a coordenadora do Movimento Familiar Cristão, Lia Rosa, citou a importância de realizar trabalhos como este. “Esta ação é mais um passo daquilo que aprendemos este ano com a Campanha da Fraternidade que teve como tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” e esse trabalho começou quando no dia das mães fomos até o barracão do reciclar para fazer uma homenagem às mães e, lá encontramos vários outros lixos misturados ao lixo reciclável. Foi a partir desse dia que começamos a pensar numa maneira de poder instruir as pessoas através do MFC do que é lixo reciclável e o que não é, e será através dessa atitude que conseguiremos melhorar a nossa cidade, porque juntos nós somos mais”.

De acordo com ela, nesta campanha, o Movimento Familiar Cristão trabalhará com a comunidade através da entrega de folders informativos e outros materiais, além de palestras explicando o que é lixo reciclável como papel, plástico, metal e vidro e o que não.

A coordenadora informou ainda que o MFC conta com atualmente 136 famílias participantes, inseridas nas quatro paróquias, São José, São Pedro, Nossa Senhora Auxiliadora e São Judas Tadeu, que têm como objetivo visar à evangelização e promoção da família e seus valores humanos e cristãos para que possa cumprir a sua missão de formadora de pessoas, educadora na fé e promotora do bem comum. “O MFC é um movimento de pequenas comunidades familiares cristãs – casais e pessoas solteiras, viúvas, divorciadas, jovens e adultas, recasadas – em sintonia com o carisma do Movimento Familiar Cristão, se encontrando para criar laços afetivos, e formar humanamente na fé para assumir ações transformadoras da sociedade”.

Ainda de acordo com a coordenadora do MFC, a formação se desenvolve por meio de reuniões do grupo, com apoio de temários ou a partir do ver a realidade que o cerca e julga à luz da fé e das ciências humanas, para descobrir como agir na solução dos problemas identificados. “Centrada no processo pedagógico vivido nas equipes e comunidades, nas reuniões e convivência solidária, O MFC reflete também troca experiências de vida familiar e social à luz do evangelho complementada por cursos de formação humana e cristã para uma fé adulta, suprindo deficiências de escolaridade, educação e catequese”. Concluiu Lia Rosa.

O MFC também tem como foco ainda conscientizar as famílias e a população através de programas de debates, painéis e cines-fórum sobre a realidade social que as condicionam, assumindo sua missão profética de anunciar um modelo de sociedade justa, fraterna e solidárias, comprometidas com a denúncia de forma de injustiça social.

A importância da parceria entre o poder público, a cooperativa dos recicladores e o Movimento Familiar Cristão também foi destaca pela Irmã Ângela, que esteve representando o padre Antônio Padula. “Nós da igreja católica estamos muito contentes em participar de tão grande ação, pois estamos dando o passo que salva o planeta, que salva a cidade, e que começa sempre pela gota no oceano, por poucas pessoas. Sozinhos, isolados não conseguimos nada, por isso, juntos vamos fazer com que essa parceria dê certo e cresça. O que a campanha da Fraternidade nos questionou essa parceria veio para nos dar a resposta. A nossa sociedade se tornou individualista demais e a natureza grita por conta disse assim como as pessoas também. Para nós pode ser apenas um pequeno passo, mas para Deus o passo é grande”, disse irmã Ângela.

Já o vereador Lucas Machado citou a importância da parceria e participação da Câmara Municipal em ações como estas que englobam a melhoria da qualidade de vida dos moradores e do planeta. “Essas questões são mais que educação, são questões de sobrevivência, que devem ser trabalhadas por toda a comunidade além do poder público”. Já o vereador Valdir de Oliveira Mendes ressaltou que “o trabalho não será fácil, mas que com muito empenho e dedicação tudo dará certo”.

Em seguida, o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos Sanches, parabenizou a todos pela iniciativa, mas principalmente aos trabalhadores do projeto Reciclar é Legal. “Vocês merecem todo nosso respeito e de toda a população, porque vocês recolhem o nosso lixo, porque vocês são guerreiros, são heróis”, disse.

O vice-prefeito César Donadelli falou em seguida, destacando a importância da reciclagem, não só para o desenvolvimento sustentável, mas para a própria sobrevivência da raça humana. “O que mais escutamos hoje em dia é que precisamos salvar o planeta. Mas o planeta já está salvo. O que precisamos salvar são os seres humanos que desrespeitam a natureza. O Criador nos colocou no paraíso e esse consumismo exagerado vai acabar com a raça humana. Às próximas gerações também tem o direito de habitar um planeta saudável. Estamos aqui para conservar nosso planeta, nossa cidade tem que ser saudável e são realizações como está que fazem a diferença”.

Encerrando evento, o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes agradeceu e parabenizou todos os envolvidos na coleta seletiva e elogiou a iniciativa do MFC. “Quero parabenizar a todos que estão envolvidos, engajados nessa luta por um mundo melhor, aos cooperados que realizam o trabalho mais bonito, e ao Movimento Familiar Cristão que compraram da prefeitura um trabalho que não é nada fácil, mas que quando feito com amor, com vontade tudo da certo. Isso é problema de conscientização, não há separação entre o poder público e o povo ou o povo e o poder público”.

O chefe do Executivo também destacou as ações ambientais que estão sendo desenvolvidas pelo poder público, que tem transformado Tupã em uma cidade ecologicamente correta e que vem se desenvolvendo cada vez mais de forma sustentável. “Tupã é uma cidade privilegiada porque tem praticamente 100% de asfalto, tem 100% de água e esgoto tratados, tem o reciclar, tem aterros sanitários e em breve terá também usina de entulhos de construção civil. Esse é o caminho, é assim que tem que ser a sociedade participando junto com o Governo de Tupã as ações para a população. Parabéns a todos pela iniciativa”, finalizou Waldemir.

RECICLAR É LEGAL
A coleta seletiva de lixo foi implantada na cidade de Tupã há 10 anos, através do PROJETO RECICLAR É LEGAL. Além do grande impacto ambiental, ajudando a reduzir o volume de lixo que é destinado ao aterro sanitário, a coleta seletiva também possui grande importância social, garantindo mais dignidade e qualidade de vida a dezenas de famílias que viviam no antigo “lixão” em busca de rendimento para sua sobrevivência.

“O projeto Reciclar é Legal, desenvolvido em parceria com a Cooperativa dos Recicladores de Tupã, promoveu ainda a inclusão social dos antigos catadores de lixo, que receberam auxílio educacional, orientação sobre higiene pessoal e noções sobre economia solidária e cooperativismo”, lembrou o secretário de Meio Ambiente.

Atualmente o Projeto Reciclar é Legal conta com uma grande estrutura mantida pela prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente. Além de toda a estrutura operacional do Projeto Reciclar é Legal, que engloba um galpão, 4 caminhões, coletores e motoristas; o Governo de Tupã realiza também orientações sobre cooperativismo e desenvolve campanhas de conscientização sobre a importância da reciclagem nas escolas, nos bairros.

Graças ao apoio do poder público e a participação da sociedade o Reciclar é Legal possibilitou não só a inclusão social das 46 famílias beneficiadas pelo projeto, mas também ajudou a transformar Tupã em cidade modelo na gestão dos resíduos sólidos, servindo de exemplo para várias cidades do Estado.