DIVULGUE OS EVENTOS DO MFC DE SUA CIDADE – ENVIE UMA MENSAGEM PARA: mfcnoticias@gmail.com

terça-feira, 31 de maio de 2011

MFC ALAGOAS DEFINE REUNIÕES COM EQUIPE E ASSESSORIAS

A coordenação estadual do Movimento Familiar Cristão de Alagoas definiu datas para se reunir com a Equipe Estadual e as Assessorias, formadas por mefecistas comprometidos em promover uma ação estratégica de acompanhamento e expansão do MFC em todo o Estado de Alagoas.

Nesta quarta-feira, dia 1º de junho, estarão reunidos a Equipe Estadual e as assessorias de “Acompanhamento e Orientação”, “Nucleação e Eventos” e “Liturgia e Espiritualidade”.

Na segunda-feira, dia 6 de junho, estarão reunidos a Equipe Estadual e as assessorias de “Planejamento e Expansão” e “Assistência Social”.

As reuniões acontecerão na Sede do MFC, na Rua Araújo Bivar, 580, Pajuçara, sempre a partir das 19h30min.

No sábado, 18 de junho, pela manhã, a Equipe Estadual se reunirá com todas as assessorias, numa reunião com a presença dos coordenadores municipais para a aprovação do plano estratégico de ações estabelecidas pela Equipe Cidade e assessorias. O local ainda será definido e informado posteriormente.

A Equipe Estadual tem como meta expandir, organizar, orientar, operacionalizar e acompanhar as atuais Coordenações Municipais e atualmente é composta pelos mefecistas James e Fátima Medeiros Coordenadores; Vamberto e Marly Vice Coordenadores; Fiel e Claudete 1º Secretários; Maria José (Daia) 2º Secretária; Gilson e Nana 1º Tesoureiros; Eduardo e Suely 2º Tesoureiros; Jorge e Penha Assessores de Comunicação e Blog.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

RIO GRANDE(RS) É SEDE DA COORDENAÇÃO ESTADUAL


MFC/RS durante o Encontro Estadual

Desde novembro de 2010 a Coordenação Estadual do Movimento Familiar Cristão do Rio Grande do Sul está sediada na cidade de Rio Grande.

O casal Jairo e Maria de Fátima Azevedo foi eleito no 17° ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MFC realizado em Vila Velha, Espírito Santo, para coordenarem o Conselho Estadual do MFC/RS.

Para formarem a equipe desta coordenação foram convidados casais e pessoas do MFC/RIO GRANDE, apenas uma secretaria ficou para os municípios onde o MFC está presente.

Nos dias 21 e 22 de maio, aconteceu na cidade de Rio Grande, o 1º Encontro do Conselho Estadual do Movimento Familiar Cristão, da gestão 2010/2013. Participaram coordenadores do MFC das cidades de Pelotas, Bagé, Erechim, Tapejara, Selbach, Porto Alegre e Rio Grande.

O Encontro foi marcado por muitos momentos, entre eles o de Formação com a assessoria da Professora Nilza Rita Lourenço Fontoura, com o tema: Espiritualidade, Espiritualização e Religiosidade, e do Pe. Raphael Pinto, diretor Espiritual Estadual com o tema: Valores Humanos e Cristãos.

O Encontro transcorreu num ambiente de muita harmonia e integração. Ficou sugerido o próximo Encontro Estadual, para a 2ª quinzena de outubro em Porto Alegre. Posteriormente será confirmado.

domingo, 29 de maio de 2011

MFC/ITAMARAJU(BA) PARTICIPARÁ DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO


Vereadora e Mefecista Clemildes Nunes

Na última quinta-feira (26) o Movimento Familiar Cristão de Itamaraju – Bahia participou de uma importante reunião na Câmara Municipal com a finalidade de criar, na prática, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Itamaraju – COMDI e do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. A entidade já havia sido criada legalmente por meio da lei municipal 805/2010, aprovada pelos vereadores e promulgada em outubro do ano passado.

A reunião serviu para indicar ao Executivo, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, quais serão as entidades que representarão a sociedade na composição do Conselho. De acordo com o Artigo 3º da lei mencionada, o COMDI será composto por 10 titulares e 10 suplentes escolhidos na sociedade e no Poder Público, de forma paritária.

Os membros oriundos do Poder Público devem ser indicados pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Educação – Esporte – Cultura e Lazer, Finanças e Administração. Quanto às entidades que irão representar a sociedade, elas foram escolhidas durante a reunião e são o MFC - Movimento Familiar Cristão, Associação de Aposentados e Pensionistas do Extremo Sul da Bahia – APESBA, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Conselho Regional de Contabilidade – CRC e Câmara de Dirigentes Lojistas de Itamaraju – CDL.
                                  
De acordo com Rivani Souza Neves – chefe do Departamento do Idoso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, as entidades terão até o dia 1º de junho para indicarem dois nomes (titular e suplente) para compor o COMDI. Essa indicação deve ser por ofício encaminhado a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Maria Luiza Zaniboni Pita.
                                  
Várias reuniões aconteceram desde novembro de 2009 e, em 2010, os encontros acabaram desenvolvendo a minuta da lei de criação do Conselho que culminou em sua elaboração final pela Prefeitura e aprovação pela Câmara no mesmo ano. O próximo passo depois do encaminhamento dos nomes pelas cinco entidades é a assinatura do Decreto Municipal criando o COMDI. A partir daí, os conselheiros poderão eleger sua diretoria e aprovar seu Regimento Interno.
                                  
Para a vereadora Clemildes Nunes, integrante do Movimento Familiar Cristão, que tem grande envolvimento com projetos voltados para os idosos de Itamaraju, o COMDI e o Fundo Municipal do Idoso vão possibilitar que o gestor municipal se preocupe mais com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o idoso. “Uma coisa é o município sem o Conselho, nesse município o prefeito direciona quanto quer para os projetos voltados para a pessoa idosa, com a chegada do Conselho e do Fundo a elaboração do orçamento terá que contemplar recursos voltados para esses projetos, isso representa muito”, destaca a parlamentar mefecista, acrescentando que Itamaraju estava muito atrasada neste sentido.

sábado, 28 de maio de 2011

ENCONTRO DE JOVENS MOVIMENTA MFC DE VITÓRIA DA CONQUISTA(BA)

O Movimento Familiar Cristão de Vitória da Conquista – Bahia, realizou no domingo (22) o ENCONTRO DE JOVENS MFC 2011 com o tema “Jovens no Caminho da Paz” com a participação de 100 (cem) jovens da cidade de Vitória da Conquista e 5 (cinco) jovens da cidade de Porto Seguro. A coordenação estadual da Bahia prestigiou o evento.

Parte do Encontro foi construído pelos próprios jovens, pertencentes aos 4 Grupos de Jovens existentes na cidade: FANUEL, JUPEF, FILHOS DA LUZ E DIVINA LUZ. Além de coordenar a discussão dos trabalhos em grupos, também ficaram responsáveis pela animação com 3 bandas, apresentação da peça teatral e arrecadação de parte do recursos financeiros.

Coube a Coordenação de Cidade com aproximadamente 50 (cinquenta) mefecistas organizarem a estrutura para a realização do evento.

O REGISTRO EM FOTOS

sexta-feira, 27 de maio de 2011

MFC CURITIBA PROMOVE FEIJOADA EM PRÓL DO ENCONTRO DE CORAÇÕES

Aconteceu no sábado (21), no Santuário Nossa Senhora de Salete, a tradicional FEIJOADA DO MFC CURITIBA, com a participação de muitos mefecistas, repetindo o sucesso de anos anteriores.

A coordenação do evento agradece a todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso da Feijoada. Todo lucro obtido será revertido para o ENCONTRO DE CORAÇÕES.

Veja o vídeo com os melhores momentos da Feijoada:
 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

MFC BARBACENA-MG PARTICIPA DAS HOMENAGENS A SANTA RITA DE CÁSSIA

Santa Rita de Cássia
O Movimento Familiar Cristão de Barbacena – Minas Gerais participou das comemorações em homenagem a Santa Rita de Cássia na comunidade Patrimônio da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no período de 13 a 22 de maio.

Diariamente, no período noturno, novena preparatória, celebração eucarística com procissão dos paraninfos, coroação e novena movimentava membros do MFC e da comunidade católica.

A cada dia um tema e liturgia diferente era apresentado aos fieis com animação e convidados compostos por membros das diversas equipes litúrgicas e movimentos ligados a paróquia.

No domingo (15), o Movimento Familiar Cristão participou da celebração com o tema “Igreja de Comunhão Fraterna”.

O encerramento aconteceu no domingo (22) com missa, procissão de Santa Rita de Cássia, coroação de Nossa Senhora, bênção das rosas e dos pães.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

MFC SANTO ANTÔNIO DA PLATINA (PR): NOITE DE ORAÇÃO, PROGRAMA DE RÁDIO, ENCONTRO DE NOIVOS E VISITA NO ASILO

Noite de Oração

.
No final de semana o MFC DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA (PR) esteve se doando ao próximo com muito amor, na sexta-feira (20/05) aconteceu uma linda Noite de Oração, organizada pelas equipes base São José e Aliança Renovada. Com o tema: MARIA, MÃE DE TODOS OS HOMENS! "A vida de Jesus aos olhos de sua mãe!" foi proporcionado aos casais e filhos momentos de reflexão, oração e emoção. Além de mefecistas, participaram da noite, pessoas convidadas e inclusive da comunidade da Capela São Paulo Apóstolo. A Equipe do MFC Infantil também se fez presente oferecendo atividade paralela e também integrando os filhos preparando-os para o momento da apresentação deles. No sábado, (21/05) teve início o Encontro de Noivos que durou até o domingo de manhã, vinte e dois casais de jovens noivos puderam nestes dois dias, refletirem sobre o Sacramento do Matrimônio através de palestras, dinâmicas, vídeos, trabalhos em grupo os temas: Pessoa Humana, Amor e Diálogo; O Sacramento do Matrimônio; O Matrimônio do Plano de Deus e a Vivência Matrimonial, A Sexualidade na Vida do Casal e o Milagre da Vida; A Paternidade Responsável e a Família Cristã no Mundo de Hoje.

Encontro de Noivos
No sábado ainda, a equipe base Unidos na Santa Ceia foi responsável por mais um Programa de Rádio a cargo do MFC. Todo o sábado, através da Rádio Difusora Platinense AM, às 19 horas tem o programa "Reino de Deus" horário reservado para a Paróquia Santo Antônio de Pádua e nos terceiros sábados, o mesmo é de responsabilidade do Movimento Familiar Cristão. Para ouvir o programa, basta acessar o endereço http://mfcsap.sites.uol.com.br/.

Visita ao Asilo
No domingo (22/05), atendendo a sugestões na pesquisa de planejamento, o MFC realizou visita extra no Asilo São Francisco de Assis. Através das equipes base Família Reunida em Santa Clara, Santa Rita de Cássia e Corações Fraternos foi proporcionado uma tarde de alegria e descontração aos nossos vovozinhos, que em alguns momentos sentem-se tão sozinhos. Nos dias 17 e 18/06 o MFC estará presente no asilo trabalhando na Festa Junina e no dia 24/07 o MFC estará novamente visitando o asilo comemorando o Dia do Idoso. Ainda esta semana, dia 25/05 (quarta-feira), às 20:00 horas, será realizada a 2ª Noite de Reflexão para Mulheres.

Todas estas atividades do MFC são preparadas com muita dedicação e amor para todos os participantes, membros e interessados em cuidar e preservar a Família nos valores cristãos.

terça-feira, 24 de maio de 2011

MFC MACEIÓ PROMOVE “NOITE DE ORAÇÕES”

Nenhuma oração fica sem resposta! Deus sempre se manifesta.
Membros dos diversos Grupos de Base do Movimento Familiar Cristão de Maceió estiveram reunidos na noite de ontem (segunda-feira, 23), na Sede do MFC (Rua Araújo Bivar, 580 – Pajuçara), para uma NOITE DE ORAÇÕES, essencialmente constituída por Salmos, Leituras Bíblicas e a Reza do Terço.

Foi um momento de reflexão, convívio, orações e encontro com Nossa Senhora, pedindo sua interseção junto a Jesus Cristo pela saúde de um filho de um mefecista maceioense que passa por sérios problemas de saúde, e por todas as intenções particulares dos que estiveram presentes.

Nesse momento de preces, a família mefecista maceioense esteve unida na oração e na fé, já que a oração é a principal forma de ajudar, pois o nosso Deus é o Deus do Impossível. "Tudo posso naquele que me fortalece" (Fl 4,13).

segunda-feira, 23 de maio de 2011

MFC EUNÁPOLIS-BA RECEBE LIVROS PARA BIBLIOTECA

A BIBLIOTECA COMUNITÁRIA SABER MELHOR, mantida pelo MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE EUNÁPOLIS – BAHIA recebeu livros arrecadados durante a campanha promovida pelo Centro Educacional Darwin de Eunápolis.

O evento aconteceu em homenagem ao Dia Mundial do Livro. A data, que é comemorada desde 1996 pela UNESCO, ressalta a importância do livro para a educação e cidadania, na promoção da igualdade sem distinções sociais, imprescindíveis para uma sociedade justa e democrática.

"Os alunos do Darwin precisam praticar os conceitos de solidariedade, amor ao próximo e cidadania. Aproveitamos então o Dia Mundial do Livro para despertar em nossos jovens esses valores, já que o livro é principal símbolo do conhecimento e da transformação do ser humano. Esse foi o primeiro ano e esperamos desenvolver muitas campanhas nesse formato daqui para frente.", afirma Eduarda Guimarães, diretora do Darwin Eunápolis.

Além de integrar os acervos da Biblioteca Comunitária Saber Melhor, os livros doados serão encaminhados para um sebo, criado pelas próprias beneficiadas, para a arrecadação de recursos para as instituições. As doações podem continuar após o encerramento da campanha, e a participação de todos é muito importante.

Os que desejarem contribuir devem enviar livros em bom estado para a BIBLIOTECA COMUNITÁRIA SABER MELHOR - Rua Pinheiro, 310 – Bairro  Moisés Reis – Eunápolis – Bahia.

domingo, 22 de maio de 2011

MFC-MA PROMOVE AÇÃO DE CIDADANIA EM BAIRRO CARENTE DE SÃO LUÍS

O Movimento Familiar Cristão do Maranhão promoveu no último domingo (15), AÇÃO SOCIAL no bairro Divinéia com o atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos que são cadastrados nos projetos do MFC na região.

Foram realizadas oficinas, recreações, atendimento médico, odontológico, noções de higiene, corte de cabelos, unhas, banho, assistência farmacêutica, vacinas, etc.

Todos os profissionais que trabalharam nesta AÇÃO SOCIAL são membros do Movimento Familiar Cristão do Maranhão, que voluntariamente participaram, dando exemplo de solidariedade e cidadania em prol dos mais carentes.

sábado, 21 de maio de 2011

MFCJ SANTO ANTÔNIO DA PLATINA-PR REALIZA NOITE DE ADORAÇÃO

MFCJ DE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA-PR

O Movimento Familiar Cristão Jovem de Santo Antônio da Platina – Paraná organizou no ultimo dia 17 de maio uma NOITE DE ADORAÇÃO com a presença de jovens e seus familiares.

Foi um momento abençoado e de muita Graça, onde os jovens puderam adorar ao Santíssimo e ainda refletir sobre o papel do jovem Cristão no mundo de hoje, a necessidade de assumir a missão de evangelizar outros jovens proporcionando uma vivência sadia, de amizade, oração e ajuda ao próximo.

Muitas bênçãos foram derramadas nesta noite, não só para os jovens presentes, mas para as suas famílias e com certeza saíram mais fortalecidos para os desafios que por certo virão, mas com Jesus, serão superados!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

MFC PIRASSUNUNGA (SP)

Sede do MFC e do INFA de Pirassununga

O Movimento Familiar Cristão de Pirassununga – São Paulo, alugou um imóvel para instalar na cidade o INFA – INSTITUTO DA FAMÍLIA e a Sede do MFC PIRASSUNUNGA.

A coordenação trabalha para fazer as reformas e adquirir as mobílias necessárias, adequado o local as necessidades mínimas para o funcionamento do INFA e da Sede do MFC.

O imóvel esta localizado na Rua Tiradentes, nº 82, no Centro de Pirassununga. Para o inicio das atividades, aguarda-se apenas a liberação do Alvará de Funcionamento por parte da Prefeitura Municipal.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

MFC JOVEM, FEIJOADA E ENCONTRO DE CORAÇÕES MOVIMENTA MFC CURITIBA

MFC JOVEM
Jovens do MFC CURITIBA
Aconteceu na residência do casal Hélcio e Lenis (MFC CURITIBA) a primeira reunião do MFC JOVEM com a participação dos jovens Luiz Felipe (coordenador da equipe), Alexandre, Gustavo, Vinicius, Vanessa, Luiz Fernando e o casal de apoio da equipe, Jorge e Juliana.


Farão parte do MFC JOVEM também Mauricio e João, que não puderam comparecer nesta data. Se você tem filhos ou conhecidos que queiram participar é só entrar em contato através do e-mail luiz.monteiro87@gmail.com 


O GRUPO DE JOVENS DO MFC CURITIBA é aberto a filhos de mefecistas e também aos jovens que não sejam filhos de mefecistas.


FEIJOADA DO MFC
Deliciosa Feijoada será servida
O MFC CURITIBA promove no sábado, 21 de maio, uma deliciosa FEIJOADA para mefecistas, seus familiares e amigos na Igreja de Nossa Senhora da Salete.


Os convites para a FEIJOADA DO MFC já estão à venda com os coordenadores das Equipes de Base ao preço de R$ 16,00 (dezesseis reais) - Adulto e R$ 8,00 (oito reais) - Crianças até 10 anos.


ENCONTRO DE CORAÇÕES
O Movimento Familiar Cristão de Curitiba – Paraná realizará nos próximos dias 17, 18 e 19 de junho mais um ENCONTRO DE CORAÇÕES. Mais informações e inscrições podem ser obtidas através do e-mail: o.bona@hotmail.com As vagas são limitadas.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

MFC MACEIÓ PROGRAMA FESTA JUNINA

O MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO DE MACEIÓ promove no sábado, dia 04 de junho, a partir das 20h30min, sua tradicional FESTA JUNINA com direito a muito forró-pé-de-serra, banda de forró com Wilker e Wagner, barracas com bebidas e comidas típicas.

Na parte das brincadeiras, haverá “casamento matuto”, “quadrilha junina”, concursos de “melhor dançarino” e “casal melhor caracterizado de matuto”. O evento tem por objetivo a confraternização junto aos mefecistas, seus familiares e amigos.

O clima de Festa Junina tomará conta do ARRAIÁ DO MFC que acontecerá nas dependências do Clube dos Funcionários da Cooperativa dos Usineiros, em Jaraguá.

MFC MACEIÓ pretende propiciar a todos os mefecistas, familiares e amigos uma festa junina pra deixar saudades a todos àqueles que lá estiverem.

Os ingressos já estão disponíveis com membros da Equipe Cidade e Coordenadores de Grupos de Base ao preço de R$ 10,00 (dez reais). Crianças abaixo de 12 anos não paga.

terça-feira, 17 de maio de 2011

MFC ITAMARAJU-BA PARTICIPA DE MANIFESTAÇÃO NA BR101

MFC ITAMARAJU/BA participa de manifestação na BR-101

No domingo (15), o Movimento Familiar Cristão de Itamaraju – Bahia participou da interdição da Rodovia BR-101, no Km 808, em frente ao Centro de Ensino Superior do Extremo Sul da Bahia (CESESB), no perímetro urbano de Itamaraju e um longo congestionamento foram formados nos dois sentidos da rodovia, uma das mais movimentadas do país. Muitos caminheiros, que apoiaram o movimento, permaneceram estacionados nos postos de combustíveis para fugir do calor.

O manifesto que pede uma urgente recuperação na rodovia, além da construção de acostamento e sinalização, foi chefiado pelo padre Cremerson Dias, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Itamaraju, e contou com o apoio do Movimento Familiar Cristão de Itamaraju, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Associações de Taxistas e Mototaxistas, Maçonaria, Produtores Rurais e Comerciantes.

“Não podemos ficar quietos diante dessa situação de calamidade e acompanhando tantas mortes por causa da falta de responsabilidade dos nossos governantes. Essa já é a segunda vez que interditamos a BR-101 e queremos uma resposta rápida dos órgãos públicos”, disse o padre Cremerson Dias.

A situação da rodovia BR-101 é mais caótica entre a cidade de Itamaraju e a divisa com o estado do Espírito Santo, com dezenas de crateras, em alguns trechos interrompendo completamente a condição normal de tráfego.

Longo congestionamento foi formado em ambos os sentidos da BR-101

Ainda durante a manifestação do domingo (15), foram colhidas centenas de assinaturas que serão enviadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DENIT), para que o órgão tome medidas urgentes, pelo menos uma operação tapa-buracos.

A interdição da rodovia foi mantida das 9h30min às 11h30min e a Policia Rodoviária Federal permaneceu durante todo o período no local, promovendo a orientação do tráfego e de pedestres.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MFC-RS PROMOVE ENCONTRO ESTADUAL

Com o objetivo de decidir sobre as metas para o período 2011/2013, o Movimento Familiar Cristão do Rio Grande do Sul promoverá mais um ENCONTRO ESTADUAL, nos dias 21 e 22 de maio, na cidade de Rio Grande.

O tema do ENCONTRO ESTADUAL será: "AS FAMÍLIAS PROMOTORAS DA JUSTIÇA E DA INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO", e vai congregar as cidades de Tapejara, Erechim, Rio Grande, Bagé, Porto Alegre, Pelotas e Selbach.

Entre as discussões, quatro metas devem nortear o encontro: Manter o Movimento sintonizado com sinais dos tempos; Nuclear com sustentabilidade pessoas sintonizadas com o carisma e identidade do Movimento Familiar Cristão; Conscientizar o valor da Educação Ambiental do MFC e Ampliar e valorizar a participação dos jovens no movimento.

"Essas metas resultaram do Encontro Nacional, que aconteceu em julho do ano passado, no Espírito Santo, e integra o manifesto distribuído para as cidades que participam do movimento", afirmou Maria de Fátima, coordenadora do MFC.

Segundo o casal coordenador, Fátima e Jairo Azevedo, durante o Encontro estará sendo realizado também o primeiro Conselho Estadual da atual gestão.



REUNIÃO PREPARATÓRIA

A coordenação estadual do Movimento Familiar Cristão do Rio Grande do Sul promoveu no último dia 09 de maio, reunião preparatória para o ENCONTRO ESTADUAL que acontecerá nos dia 21 e 22 de maio.


Durante a reunião os assessores da atual coordenação receberam as atribuições de cada assessoria dentro do atual contesto do Movimento Familiar Cristão do Rio Grande do Sul.

As principais atribuições dos assessores ficaram assim estabelecidas:

 ·        Participar das reuniões da Equipe Estadual;
·        Manter contato com as cidades;
·        Fornecer subsídios para orientação do trabalho;
·        Sempre que necessário visitar as cidades juntamente com a Equipe Estadual;
·        Ao final de cada ano elaborar um relatório o mais documentado possível das atividades realizadas nas cidades, relativo à sua secretaria;
·        Ser um grande incentivador do MFC onde for;
·        Ter a consciência que assessoria não é cargo remunerado e nem promoção pessoal e sim uma prestação de serviço voluntário para melhor agilizar as atividades do MFC;
·        Estar atento as modificações que a vida moderna apresenta para a vida familiar.


Após, o casal Jairo e Fátima, coordenadores estaduais, entregaram a cada assessor a denominação de sua secretaria.

domingo, 15 de maio de 2011

ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO

O ENA - ENCONTRO NACIONAL DO MOVIMENTO FAMILIAR CRISTÃO é um evento realizado a cada três anos e reúne integrantes do MFC de todo Brasil, para uma semana de estudos e reflexões sobre as ações do MFC enquanto movimento de igreja. Para a realização de um Encontro Nacional efetuam-se pesquisas e estudos ao longo da fase que antecede o encontro, denominados Estudos pré-ENA. Tais atividades, propostas pela Equipe de Metodologia e Conteúdo e realizadas pelas Equipes Base de todo o Brasil, visam levantar, analisar e avaliar previamente as principais dificuldades com as quais o MFC e as famílias que o integram se defrontam cotidianamente; são desafios que as mais diversas realidades brasileiras – e mundiais- impõem à vida das famílias cristãs deste século e que influem decisivamente sobre elas. Tiveram e ainda têm a finalidade de permitir o planejamento das atividades e o desenvolvimento do próprio ENA e possibilitam a utilização da Metodologia Participativa, elementos necessários ao desenvolvimento dos trabalhos do ENA na busca da valorização e da preservação das famílias e nos enfrentamentos aos ataques provenientes de todos os campos sociais: político, religioso, econômico, etc.

Durante a realização do encontro os Estudos pré-ENA, que carregam a visão local que cada Equipe Base tem dos desafios impostos pela sociedade global, tornar-se-ão um importante referencial para os estudos e debates que se efetuarão ao longo dos cinco primeiros dias do ENA. Integrantes de todas as regiões brasileiras tornarão a se debruçar sobre os mesmos problemas, mas agora com a finalidade de integrar as visões e realidades locais dos mesmos desafios já debatidos. Esta é a maior riqueza de um ENA que, por isso mesmo, constitui-se em um dos momentos fortes de crescimento e de revigoramento do MFC em terras brasileiras. É uma de suas místicas e está repleto de seus Carismas. No sexto e último dia, após o encerramento formal de cada encontro, realiza-se a AGN – Assembléia Geral Nacional do MFC, onde se elegem os novos Coordenadores Regionais e, entre eles, os novos Coordenadores Nacionais que, juntos, formarão o CONDIN – Conselho Diretor Nacional. Na AGN define-se também o plano de metas e prioridades de ações do MFC para os próximos três anos, a partir dos estudos e debates realizados no presente ENA. A AGN é composta pela Equipe de Coordenação Nacional, pelos Coordenadores Regionais e pelos Coordenadores Estaduais. É presidida pelo Coordenador Nacional da gestão anterior.

Na AGN é definido também o local da realização do próximo Encontro Nacional. Ocorrendo dificuldades para se definir a cidade, define-se ao menos a região ou o estado, a cargo do qual recai a responsabilidade da escolha da cidade-sede. Normalmente os ENAs são realizados no mês de julho porque se julga que haja mais facilidades, não apenas na obtenção do espaço físico para abrigar as pessoas, como também na possibilidade de disponibilidades de participação por se tratar de férias escolares.

A responsabilidade inicial de realização do encontro é sempre do Conselho Diretor Nacional – CONDIN, que no decorrer de sua gestão, ou seja, logo após os trabalhos pós ENA, reinicia-se a tarefa de se definir tema e lema que orientarão o ENA seguinte. Definido local, tema e lema constituem-se, em esferas distintas, duas equipes básicas: a de Metodologia e Conteúdo e a de Infra Estrutura. A Equipe de Metodologia e Conteúdo é formada com representantes dos cinco CONDIRs - Conselhos Diretores Regionais - e passa a ser responsável pela formação, isto é, escolha da metodologia e da seleção do conteúdo do próprio do encontro e, como consequência, pelo que o encontro deverá produzir em termos de formação e informações a seus integrantes. A Equipe de Infra-Estrutura, que geralmente é formada pelos membros do MFC da cidade onde será realizado o encontro, é responsável pela organização geral do encontro e deve poder oferecer todas as condições necessárias para que a Equipe de Metodologia e Conteúdo realize os seus trabalhos. Deve também oferecer o melhor em termos de organização, conforto e bem estar aos participantes do encontro. Incluem-se no rol de suas responsabilidades a preparação das atividades festivas, das cerimônias litúrgicas e a parte social e de lazer com possíveis opções de turismo na região onde se localiza a cidade-sede do encontro.

A Equipe de Metodologia e Conteúdo é, assim, responsável pelo desenvolvimento do tema central indicado pelo CONDIN e a ela cabe preparar e supervisionar os Estudos pré-ENA, que é uma forma de envolver os membros do MFC do Brasil inteiro sobre o que será tratado e estudado no ENA; responsabiliza-se também pela estrutura de formação, formas de desenvolvimento dos trabalhos em grupos, plenários, seminários e oficinas, sem perder de vista a filosofia do Movimento Familiar Cristão de trabalhar com a metodologia da Dinâmica Participativa, a mesma que norteia as atividades mais fundamentais de cada Equipe Base. Por ser libertadora, a Metodologia Participativa permite que todos os participantes do encontro tenham liberdade de expressão e opinião e possam contribuir eficazmente para o enriquecimento das conclusões produzidas. A Equipe de Metodologia e Conteúdo fica responsável também pela súmula do que será produzido no encontro – a chamada Memória, um documento fundamental para a orientação dos trabalhos da AGN - Assembléia Geral Nacional. A AGN deverá, a partir dessa súmula, produzir o Plano de Metas para os próximos três anos em nome do MFC. Além disso, norteará os trabalhos pós ENA, que é uma espécie de retorno aos mefecistas de todo Brasil do que foi estudado no ENA e as novas visões que o MFC deverá focar sobre os temas tratados.

Via de regra a responsabilidade da Direção Geral do encontro recai sobre o casal coordenador do estado-sede e o Gerenciamento da dinâmica do encontro fica sob a responsabilidade do casal coordenador da cidade-sede.

HISTÓRICO DOS ENCONTROS JÁ REALIZADOS

I ENA
Aconteceu em 1957 - Local: Rio de Janeiro, RJ
TEMA: Unidade e Mística do MFC
Já existia o nosso primeiro temário: PAULO E MARINA

II ENA
Aconteceu em 1962 - Local: São Paulo, SP
TEMA: A Família aberta
O MFC Brasil se torna órgão de utilidade pública federal.
Ocorrem as duas primeiras crises de esvaziamento

III ENA
Aconteceu em 1965 - Local: Fortaleza, CE
TEMA: Missão Social da Família
O MFC, profeticamente, aborda a temática do meio ambiente.
Marcado pelo término do Concílio Vaticano II (1962 – 1965)

IV ENA
Aconteceu em 1968 - Local: Belo Horizonte, MG
TEMA: A Família e o desenvolvimento integral
É editado o AI - 5
3ª crise de esvaziamento
Edição do Documento de Medellin: tríplice função da Família

V ENA
Aconteceu em 1971 - Local: Porto Alegre, RS
TEMA: Instrumentos–Estrutura -Temários-Entrosamento com a Pastoral
Momentos de grande incerteza; presença acintosa de elementos dos órgãos de segurança nacional.

VI ENA
Aconteceu em 1974 - Local: Salvador, BA
TEMA: A família e os novos horizontes que se abrem ao MFC
Grande passo: o MFC supera o presidencialismo e adota a colegialidade.
São criada quatro regiões: Norte, Nordeste, Centro e Sul.

VII ENA
Aconteceu em 1977 - Local: Curitiba, PR
TEMA: Desenvolvimento: opção de fé?
Tema provoca a quarta crise.
O divórcio é legalizado.

VIII ENA
Aconteceu em 1980 - Local: Belém, PA
TEMA: O povo caminha na esperança da Libertação; e nós?
Pela primeira vez o MFC adota a Metodologia Participativa em um ENA

IX ENA
Aconteceu em 1983 - Local: Salvador, BA
TEMA: Nossa Praxis na Igreja e no mundo como cristãos leigos
Maciça presença de jovens de todo o país
Campanha das Diretas já

X ENA
Aconteceu em 1989 - Local: Campo Grande, MS
TEMA: MFC: um lugar de formação de Leigos.
Nasce o Secretariado de Ação Política e Social.

XI ENA
Aconteceu em 1992 - Local: Curitiba, PR
TEMA: Famílias a serviço da humanização.
Ocorre o desmembramento do CONDIR Centro: surgem o CONDIR Leste e o CONDIR Centro – Oeste.

XII ENA
Aconteceu em 1995 - Local: Maceió, AL
TEMA: Ética na família para uma sociedade renovada.
Novo momento político e econômico: o povo luta por seus direitos.

XIII ENA
Aconteceu em 1998 - Local: Juiz de Fora, MG
TEMA: Repensando o MFC: um novo tempo.
LEMA: Eis que faço novas todas às coisas (Ap. 21, 5).
1º ENA que acontece fora de uma capital de Estado.

XIV ENA
Aconteceu em 2001 - Local: São Luiz, MA
TEMA: Ser Cristão hoje.
LEMA: Busquem antes o Reino de Deus e a sua Justiça (Mt 6, 33).
Mudança metodológica. Superações das dificuldades.

XV ENA
Aconteceu em 2004 - Local: Bagé, RS
TEMA: Páscoa o desafio do hoje.
LEMA: Busquem antes o Reino de Deus e a sua Justiça (Mt 6, 33).
Abertura para observadores externos.

XVl ENA
Aconteceu em 2007 - Local: Araraquara, SP 
TEMA: “O MFC: Seus desafios e perspectivas, no mundo de hoje”
LEMA: "Não tenhas medo, pois eu venci o mundo” (Jo 16, 33)

XVlI ENA
Aconteceu em 2010 - Local: Vila Velha, ES
TEMA: "Família, promotora da justiça e da integridade da criação"
LEMA: "Eu vi e escutei o clamor das famílias" (Ex 3,7).

VEM AÍ O XVIII ENA
Acontecerá em julho de 2013 na cidade de Vitória da Conquista, BA